Resultados de Pesquisa

.

5 de setembro de 2008

Aliança pós-soviética critica ações militares da Geórgia na Ossétia do Sul

Moscou, 5 set (EFE) - Os líderes da aliança pós-soviética Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) criticaram hoje as ações militares da Geórgia na região separatista da Ossétia do Sul.

"Os países-membros da OTSC estão profundamente preocupados com a tentativa da Geórgia de resolver à força o conflito da Ossétia do Sul", indica a declaração adotada pelos líderes dos países-membros da organização.

A organização ressaltou que a operação militar lançada pela Geórgia teve "graves conseqüências humanitárias" e deixou "muitas vítimas entre a população civil e as forças de pacificação".

A declaração também apóia o papel ativo da Rússia na hora de garantir a paz e a segurança nas regiões separatistas Ossétia do Sul e Abkházia, informaram as agências russas.

Por outro lado, como reconheceu o presidente russo, Dmitri Medvedev, a OTSC não chegou a respaldar abertamente a decisão de Moscou de reconhecer a independência das regiões separatistas georgianas Ossétia do Sul e da Abkházia.

"Naturalmente, todos os membros da OTSC decidirão sobre isso de maneira autônoma (...) levando em conta seus interesses nacionais", afirmou.

Paralelamente, os líderes regionais pediram à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a voltar atrás em seus planos de expansão em direção ao leste e também criticaram o desdobramento nas fronteiras da OTSC de componentes do Sistema de Defesa Nacional contra Mísseis dos Estados Unidos.

A OTSC, o braço armado da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), é integrada por Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. EFE

io/db

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL749489-5602,00-ALIANCA+POSSOVIETICA+CRITICA+ACOES+MILITARES+DA+GEORGIA+NA+OSSETIA+DO+SUL.html

Nenhum comentário: