Resultados de Pesquisa

.

25 de setembro de 2008

O bi centenário do Banco do Brasil

Envie um e-mail para mim!

O Senado prestará homenagens ao Banco do Brasil pelos 200 anos de criação da instituição no ano de 1908. No dia 16 de outubro (quinta-feira), às 14h, a sessão plenária do Senado será aberta com uma homenagem ao bicentenário do Banco do Brasil, (BB) pelos relevantes serviços prestados ao Pais. O requerimento de homenagem é de autoria do presidente da Casa, senador Garibaldi Alves Filho. Quatro dias antes, em 12 de outubro, a primeira instituição bancária do país completará 200 anos de idade.

O Banco do Brasil foi fundado por dom João VI, no mesmo ano em que a Corte Portuguesa desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, onde foi instalada a primeira sede da instituição. Diversas crises atingiram a instituição ficou inoperante entre os anos de1833 e 1851, porém, vieram também os bons tempos e o Banco do Brasil levantou-se das cinzas, quando Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, o ressuscitou. Até a criação do Banco Central (BC), em 1964, o BB era o emissor da moeda brasileira e administrou as principais atividades monetárias do país, e diversas das quais continuaram sob seus cuidados até 1984.

Ao longo das atividades, a instituição teve várias conquistas e consagrou-se na rede bancária brasileira e mundial. Como os destaques identificados em sua carreira, foi um dos órgãos pioneiros na realização de concursos públicos, em 1854, e concedeu créditos para a expansão da agricultura desde os tempos áureos do café, grandes desenvolvimentos industria brasileira, especialmente a partir de 1955.

Por volta de 1941, o Banco do Brasil começou a exportar agências para além das fronteiras nacionais, estabelecendo-se em Assunção, no Paraguai. Após 30 anos, já existiam 14 agências no exterior. Desde 1985, o BB passou a exercer importante papel nas áreas cultural, educacional e social com a criando, a Fundação Banco do Brasil (FBB). Quatro anos mais tarde, foi inaugurado o primeiro Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro. Presente em várias cidades brasileiras, hoje, o CCBB é referência cultural nesta grande Nação.

O Banco do Brasil foi de suma importância na implantação e criação do real no Brasil, em 1994. Atualmente, o Banco do Brasil é o maior de todos do país, presente em mais de 3 mil cidades e mais de 20 países, com um total de 24,6 milhões de correntistas, em toda sua atual área de abrangência.

Por

Costa

Nenhum comentário: