Resultados de Pesquisa

.

14 de maio de 2008

Favorito à indicação democrata, Obama ainda enfrenta o fator racial

Envie um e-mail para mim!

JB Online

WASHINGTON - Apesar da vitória de Hillary Clinton na Virginia Ocidental, Barack Obama continua como favorito da corrida à indicação democrata e recebe novos apoios, mesmo com dificuldades para convencer os americanos brancos de origem modesta.

Obama recebeu nesta quarta-feira o apoio de três "superdelegados" do Partido Democrata, cujos votos serão decisivos na escolha do candidato que enfrentará John McCain em novembro. Hillary Clinton, por sua vez, recebeu o apoio de apenas um "superdelegado".

Obama também recebeu o apoio do Naral, a principal organização de defesa do direito ao aborto nos Estados Unidos, e de três ex-presidentes da SEC, a autoridade americana de regulação dos mercados, entre eles William Donaldson, ex-membro do governo de Ronald Reagan e presidente da SEC de 2003 a 2005, durante o mandato de George W. Bush.

- Os resultados da Virginia Ocidental não comprometem as chances de Obama de conquistar a indicação democrata - considerou nesta quarta-feira Patrick Healy, jornalista político do New York Times.

Porém, acrescentou, "para Obama, os resultados da Virginia Ocidental são preocupantes". - Se as pesquisas de boca-de-urna em outros Estados mostraram que muitos partidários de Hillary, entre eles muitos brancos, o apoiariam em novembro, mais da metade dos eleitores da Virginia Ocidental anunciaram que ficarão insatisfeitos se Obama ganhar a indicação - analisou o jornalista.

O fator racial foi determinante para os eleitores da Virginia Ocidental. Dois eleitores brancos em cada 10 admitiram que esse fator influenciou sua escolha, e oito eleitores brancos em cada 10 explicaram que apoiaram Hillary Clinton por causa do fator racial.

A ex-primeira-dama ganhou terça-feira a primária da Virginia Ocidental com 67% dos votos, contra apenas 26% para Obama. Foi seu melhor resultado desde o início.

Em um e-mail enviado nesta quarta-feira a seus partidários, Hillary Clinton afirmou que permanecerá na disputa até o fim do ciclo das prévias.

http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/05/14/e140519082.html

Nenhum comentário: