Resultados de Pesquisa

.

19 de maio de 2008

Pesquisa aponta que Kentucky favorece Hillary e Obama ganha em Oregon

Envie um e-mail para mim!

da Folha Online

Esta terça-feira, mais dois Estados realizam suas primárias democratas. Em Kentucky, a pré-candidata à Casa Branca Hillary Clinton lidera com 51% das intenções de voto contra apenas 25% do seu rival, Barack Obama. Já em Oregon, o cenário se inverte e Obama lidera com 45% das intenções de voto contra 41% de Hillary.

"Com a disputa democrata chegando ao fim, é incomum, para dizer o mínimo, ter as pesquisas dos dois Estados mostrando cenários tão diferentes", disse David Paleologos, diretor do centro de pesquisa da Universidade de Suffolk, que realizou a sondagem.

O instituto sondou também a popularidade dos candidatos. Em Kentucky, 43% dos eleitores indicaram uma visão favorável a Obama. A mesma porcentagem apontada pelo instituto na Virgínia Ocidental que realizou recentemente suas primárias nas quais Obama perdeu por 41 pontos percentuais para Hillary.

Já em Oregon, o cenário é extremamente promissor para Obama já que 73% dos eleitores indicam uma visão positiva do candidato.

"Normalmente quando um candidato tem uma grande popularidade, ela se mantém alta também no cenário nacional, com poucas variações", avalia Paleologos.

Lealdade

Questionados sobre quem está mais preparado para enfrentar o provável candidato republicano John McCain nas eleições gerais, os eleitores de Kentucky escolheram Hillary, com uma margem de 7 pontos percentuais. Em Oregon, Obama teve uma grande margem, com 52% dos eleitores apontando que ele é mais elegível contra apenas 28% da ex-primeira-dama.

A Universidade perguntou também aos eleitores em quem votariam caso o nomeado democrata não fosse a sua escolha nestas primárias. Em Oregon, a lealdade dos eleitores ao Partido Democrata foi grande, com 59% apontando que votariam no candidato democrata, não importando quem fosse e 19% votariam no republicano McCain.

Em Kentucky, apenas 41% dos eleitores indicaram que manteriam sua escolha de partido acima do nomeado e 28% afirmaram votar em McCain.

A Universidade de Suffolk ouviu 600 eleitores democratas entre 17 e 18 de maio. A margem de erro é de mais ou menos 4 pontos percentuais.

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u403269.shtml

Nenhum comentário: