Resultados de Pesquisa

.

11 de maio de 2008

Feministas dos EUA se dividem entre os pré-candidatos democratas

Colaboração para a Folha Online

Os movimentos feministas norte-americanos estão divididos entre os pré-candidatos democratas à Presidência dos EUA, mesmo com a histórica candidatura de Hillary Clinton.

Por enquanto, a campanha de Hillary Clinton sobrevive principalmente em razão do apoio de 60% das eleitoras brancas, contra 30% do rival Barack Obama na média das primárias ocorridas até terça-feira (6).

7.mai.2008 - AP
Eleitores feministas norte-americanas se dividem entre os candidatos à nomeação democrata, Barack Obama e Hillary Clinton
Eleitores feministas norte-americanas se dividem entre os candidatos à nomeação democrata Barack Obama e Hillary Clinton

Porém, entre mulheres brancas com alto nível educacional --a maior parte das feministas--, a vantagem da senadora é muito menor, 54% contra 43%, de acordo com pesquisas da agência Associated Press e de redes de televisão.

A diferença de gerações é um dos fatores que influencia o voto das mulheres. Entre as jovens feministas, a tendência é apoiar Obama, enquanto as mais velhas apóiam Hillary.

A senadora por Nova York freqüentemente menciona em campanha as mulheres idosas que nasceram antes do voto feminino ser permitido e confidenciaram a ela pensar que nunca veriam uma mulher eleita presidente.

Gloria Steinem, 74, um ícone do movimento feminista nos EUA, afirmou apoiar Hillary e criticou as feministas pró-Obama, por se posicionarem a favor do persistente "sistema sexual de castas" norte-americano.

Já Ariel Garfinkel, estudante do segundo ano da faculdade Mount Holyoke (Massachusetts), escreveu muitos argumentos contrários em sua coluna online, criticando a estratégia de Hillary que, segundo a estudante, estaria utilizando o fator raça e prejudicando as visões patrióticas de Obama.

"Esse padrão de política antigo e a adesão a valores não feministas é parte e parcela da campanha que Hillary Clinton tem feito", escreveu Garfinkel. "Nesta disputa, Barack Obama é o verdadeiro feminista".

Outra jovem feminista, Hannah Seligson, de Nova York, apóia Hillary e afirma se sentir isolada no mundo com suas amigas favoráveis a Obama.

"Eu evito as conversas com elas", afirmou Seligson, 25. "Elas são tão passionais e fazem muito sarcasmo contra Hillary".

Por todas essas divisões entre as mulheres, houve um conflito no grupo feminista mais conhecido dos EUA, a Organização Nacional para Mulheres (National Organization for Women, em inglês) antes que seu comitê político apoiasse Hillary em março de 2007.

De acordo com Kate Michelman, ex-líder de um grupo pró-aborto e eleitora de Obama, a campanha democrata deixou os movimentos feministas em uma encruzilhada.

"Nós estamos em um tempo e lugar onde não temos que basear tudo o que pensamos em termos de sexo, e isso pe um sinal de progresso", afirmou Michelman. "Esta visão rígida que nós temos que apoiar quando qualquer mulher está na disputa, é contraditória ao que eu considero ser o feminismo", acrescentou.

A ex-presidente de uma organização pela saúde da mulher e eleitora de Hillary, Gloria Feldt, afirmou que o movimento feminista não deve ter uma opinião única, mas disse temer que as disputas entre Hillary e Obama acabem com a influência que as feministas poderiam ter nas eleições se agissem como um grupo.

"Nós estamos afastando uma oportunidade de sermos vistas como um bloco estratégico para as eleições", afirmou.

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u400715.shtml

Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: