Pesquisa reflete parcialmente impacto do acidente da TAM, na semana passada. Nas férias, maioria dos entrevistados prefere viajar de automóvel.
Do G1, com informações da Agência Estado
A crise no setor aéreo brasileiro provocou uma redução no número de consumidores que pretendem viajar de avião nas suas férias, segundo levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A pesquisa, feita em conjunto com a pesquisa mensal sobre o otimismo do consumidor, ainda não reflete totalmente o impacto do acidente com o vôo 3054 da TAM na última terça-feira (17), já que as entrevistas foram feitas entre os dias 2 e 20 deste mês.
Segundo o levantamento, 25% dos 2.000 entrevistados planejam viajar de férias nos próximos seis meses. Desse total, 37,8% planejam usar o avião como meio de transporte. Na pesquisa de junho, eram 41,7%. Ao mesmo tempo, passou de 35,5% para 39,5% a parcela dos entrevistados interessados em viajar de automóvel durante as férias.
Em relação ao cenário do ano passado, a diferença é maior. Em julho de 2006, 42,9% planejavam usar o avião como meio de transporte nas férias, e 29,3% desejam usar o automóvel como meio de transporte.
O coordenador da pesquisa, Aloísio Campelo, disse que mais de 90% das informações da pesquisa já tinham sido coletadas quando houve o acidente. "Mesmo assim, o consumidor já estava manifestando interesse de viajar menos de avião", disse.
Destino
Para ele, a crise no setor aéreo também afetou a decisão do consumidor quanto ao destino de sua viagem de férias. Em julho do ano passado, 71,6% planejavam viajar pelo Brasil; esse porcentual subiu para 81,9% em julho deste ano. Em uma viagem pelo país é possível utilizar transporte terrestre, diferente do que ocorre na maioria das viagens internacionais, que precisam ser feitas de avião.
"A crise favoreceu o turismo interno, em detrimento do turismo externo. Com o câmbio (desvalorização do real ante o dólar) como está, muita gente poderia estar interessada em viajar para fora", disse.
Para agosto, o economista espera resultados muito ruins para as respostas do consumidor sobre viagem de férias. Isso porque a pesquisa do mês que vem refletirá todo o impacto do acidente no humor do consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário