Resultados de Pesquisa

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25 de julho de 2007

Consumidor troca avião por carro, diz FGV

Pesquisa reflete parcialmente impacto do acidente da TAM, na semana passada. Nas férias, maioria dos entrevistados prefere viajar de automóvel.

Do G1, com informações da Agência Estado

A crise no setor aéreo brasileiro provocou uma redução no número de consumidores que pretendem viajar de avião nas suas férias, segundo levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A pesquisa, feita em conjunto com a pesquisa mensal sobre o otimismo do consumidor, ainda não reflete totalmente o impacto do acidente com o vôo 3054 da TAM na última terça-feira (17), já que as entrevistas foram feitas entre os dias 2 e 20 deste mês.

Segundo o levantamento, 25% dos 2.000 entrevistados planejam viajar de férias nos próximos seis meses. Desse total, 37,8% planejam usar o avião como meio de transporte. Na pesquisa de junho, eram 41,7%. Ao mesmo tempo, passou de 35,5% para 39,5% a parcela dos entrevistados interessados em viajar de automóvel durante as férias.

Em relação ao cenário do ano passado, a diferença é maior. Em julho de 2006, 42,9% planejavam usar o avião como meio de transporte nas férias, e 29,3% desejam usar o automóvel como meio de transporte.

O coordenador da pesquisa, Aloísio Campelo, disse que mais de 90% das informações da pesquisa já tinham sido coletadas quando houve o acidente. "Mesmo assim, o consumidor já estava manifestando interesse de viajar menos de avião", disse.

Destino

Para ele, a crise no setor aéreo também afetou a decisão do consumidor quanto ao destino de sua viagem de férias. Em julho do ano passado, 71,6% planejavam viajar pelo Brasil; esse porcentual subiu para 81,9% em julho deste ano. Em uma viagem pelo país é possível utilizar transporte terrestre, diferente do que ocorre na maioria das viagens internacionais, que precisam ser feitas de avião.

"A crise favoreceu o turismo interno, em detrimento do turismo externo. Com o câmbio (desvalorização do real ante o dólar) como está, muita gente poderia estar interessada em viajar para fora", disse.

Para agosto, o economista espera resultados muito ruins para as respostas do consumidor sobre viagem de férias. Isso porque a pesquisa do mês que vem refletirá todo o impacto do acidente no humor do consumidor.

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