Resultados de Pesquisa

.

18 de julho de 2007

Chega a dez número de mortos em terremoto no Japão

Tóquio, 18 jul (EFE).- O número de mortos em conseqüência do terremoto registrado na segunda-feira na província de Niigata, no centro do Japão, subiu para dez depois que um novo corpo foi encontrado hoje pelas autoridades, segundo a agência "Kyodo".O corpo foi resgatado dos escombros de um templo que desabou durante o tremor.

O terremoto, de 6,8 graus na escala Richter, deixou mais de mil feridos e 12 mil desabrigados, destruiu 900 casas, estradas e ferrovias, e deixou mais de 25 mil casas sem energia elétrica, e outras 35 mil sem água e gás.

O Governo da cidade de Kashiwazaki ordenou hoje a suspensão total das atividades da usina nuclear atingida pelo terremoto.

O tremor superou a intensidade máxima para a qual o complexo nuclear japonês estava preparado e provocou pelo menos 12 incidentes nas instalações.

Os maiores problemas detectados até o momento na usina nuclear, a maior do mundo em capacidade de produção, foram um vazamento de líquido radioativo, que foi parar no Mar do Japão, e a queda e ruptura de vários depósitos de resíduos tóxicos.

As autoridades investigam se o terremoto que atingiu os depósitos de resíduos provocaram um segundo vazamento.

A empresa gerente da central, Tokio Electric Power, divulgou hoje que a intensidade radioativa do material que vazou durante o terremoto era maior do que a informada em um primeiro momento, apesar de não ter superado os níveis de periculosidade padrão. EFE fab ev/dgr

Nenhum comentário: