Resultados de Pesquisa

.

18 de julho de 2007

Avião da TAM aterrisou acima da velocidade, diz Demóstenes

Jorge Franco

Agora há pouco no aeroporto de Congonhas, durante entrevista coletiva, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo no Senado, afirmou que o avião da TAM que se chocou ontem em um terminal de cargas da companhia, estava acima da velocidade observada em outras aeronaves no procedimento de pouso.

O parlamentar participou de uma reunião com a Infraero e assistiu ao vídeo da aterrissagem do Airbus da TAM. Demóstenes relatou que podem ser observados “dois clarões”, referentes a explosões provocadas pela colisão. O senador também afirmou que chovia no momento da aterrissagem.

De acordo com o relator da CPI, foi solicitada ao TCU (Tribunal de Contas da União) uma auditoria para apurar as causas do acidente. Além de uma perícia a ser realizada pela Polícia Federal, sob a coordenação do delegado Renato Sayão, que participou das investigações do acidente com o Boeing da GOL, em setembro do ano passado.

Naquela ocasião, 154 pessoas morreram. O senador goiano também disse que o aeroporto de Congonhas “está operando muito acima de sua capacidade”. Entre as alternativas sugeridas pelo parlamentar, estão a construção de um novo aeroporto e a ampliação de Congonhas. O democrata afirmou que no momento a pista principal do aeroporto está fechada pois a Polícia Federal realiza perícia no local.

Demóstenes ressaltou que é necessário esperar as investigações a respeito do caso e que as duas caixas pretas do avião já foram localizadas. Elas serão enviadas amanhã para os Estados Unidos para que sejam submetidas à perícia.

Nenhum comentário: