Resultados de Pesquisa

.

25 de julho de 2007

Rússia adia finalização de usina nuclear do Irã para 2008

Por Guy Faulconbridge

MOSCOU (Reuters) - A Rússia não tem como finalizar a primeira central de energia nuclear do Irã antes do segundo semestre de 2008, um ano além do programado, disse à agência de notícias RIA nesta quarta-feira um empreiteiro que está ajudando a construir a instalação.

As relações da Rússia com Teerã esfriaram este ano depois de uma disputa sobre atrasos em pagamentos da obra de Bushehr, no sudoeste do país.

A finalização de Bushehr deve provocar uma dura reação dos Estados Unidos, que temem um fortalecimento do programa nuclear do Irã com a entrega de combustível nuclear russo.

A empresa Atomstroiexport, estatal russa que está construindo a usina, disse que a falta de pagamentos do Irã prejudica a confiança no projeto de Bushehr.

"Hoje podemos dizer com certeza que a inauguração da usina nuclear de Bushehr neste outono (no hemisfério norte) não é realista", afirmou Ivan Istomin, chefe da empresa Energoprogress, que trabalhara para a Atomstroiexport.

"Uma data realista para o início do funcionamento do reator...é o outono de 2008", disse ele, de acordo com a RIA.

Mohammad Saeedi, vice-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, e Javad Vaeedi, segundo no escalão dos negociadores nucleares do país, estão em Moscou nesta quarta-feira para debater o tema, disse à Reuters uma autoridade nuclear iraniana.

(Com reportagem de Parisa Hafezi em Teerã e Mark Heinrich em Viena)

Nenhum comentário: