Fonte: G1
Os embaixadores dos Estados Unidos e do Irã começaram nesta terça-feira (24) a sua segunda rodada de conversas sobre a situação da segurança no Iraque. O primeiro encontro aconteceu há dois meses. O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, foi, mais uma vez, o encarregado de abrir a reunião. O encontro se realiza na fortificada "Zona Verde" de Bagdá, onde estão as sedes das principais instituições do país e as embaixadas dos EUA e Reino Unido.
O Iraque voltará ser o único tema da reunião entre o representante americano, Ryan Crocker, e o iraniano, Hassan Kazemi Qomi. O assunto questão nuclear, que envolve também a Grã-Bretanha, não está na pauta. Os EUA esperam "uma mudança de atitude" do Irã, declarou na segunda-feira o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.
Washington acusa Teerã de financiar e apoiar as atividades das milícias xiitas, especialmente o Exército Mehdi, leal ao clérigo Moqtada al-Sadr.
O primeiro encontro entre os dois países, em 28 de maio, representou um degelo nas suas relações diplomáticas bilaterais, suspensas desde o seqüestro de 52 americanos em Teerã, entre 1979 e 1980.
da Redação do pe360graus.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário