Resultados de Pesquisa

.

5 de julho de 2007

Mão Santa diz que Roriz saiu ´humilhado´ do Senado

O senador do PMDB leu a carta de renúncia de Roriz, na última quarta-feira
BRASÍLIA - O senador Mão Santa (PMDB-PI) defendeu nesta quinta-feira, 5, o ex-senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), que renunciou ao mandato na noite da última quarta-feira e diz que ele saiu ´´humilhado´´ do Senado. Na última quarta, Roriz não compareceu a Casa e sua carta de renúncia foi lida por Mão Santa.
Para Mão Santa, a gravação feita pela Polícia Civil do Distrito Federal, durante as investigações da Operação Aquarela, em que Roriz trata da partilha de mais de R$ 2 milhões com o ex-presidente do Banco de Brasília, não passa de "um telefonema entre dois amigos ricos".
"Eram dois homens ricos. Seria como R$ 5 mil entre eu e o Sibá [Machado (PT-AC)]. Seria somente a palavra; quando pudesse, um devolveria ao outro", assegurou.
Mão Santa referiu-se ao empresário e agropecuarista Nenê Constantino, como se a conversa gravada fosse entre Roriz e ele. Nenê é citado na gravação como dono do escritório onde acabou sendo feita a partilha do dinheiro.
A decisão de renunciar de Roriz já havia sido tomada depois que a Mesa Diretora do Senado aprovou o envio ao Conselho de Ética da representação do PSOL contra ele. Caberia ao órgão dar início ao processo de cassação.
Com a renúncia, o ex-governador do Distrito Federal escapa de uma possível cassação e pode manter seus direitos políticos para concorrer nas próximas eleições. "Esta é para mim mais uma hora entre as inúmeras que já vivi em que devo tomar uma grande decisão...devo comunicar à vossa excelência e à Mesa do Senado a minha renúncia ao mandato de senador da República que o povo de Brasília me conferiu", escreveu Roriz.
Suplente
O lugar de Roriz deve ser ocupado pelo vice-presidente do PTB, Gim Argello.
O presidente do PTB é acusado de irregularidades apuradas pela Polícia Civil do Distrito Federal na Operação Aquarela. Pelo regimento do Senado, Argello tem até 90 dias para assumir o mandato. Mas, pela habilidade com que se desvencilhou das propostas de Roriz para uma renúncia conjunta, ninguém aposta que Argello demore tanto.
(Com Agência Senado)

Nenhum comentário: