Resultados de Pesquisa

.

25 de julho de 2007

Parlamento rejeita manobras para independência de Kosovo

SÉRVIA

A larga maioria dos deputados sérvios decidiu apoiar uma resolução do governo em que o executivo liderado por Vojislav Kostunica rejeita qualquer manobra que conduza à independência do Kosovo. A resolução teve apenas 12 votos contra e três abstenções. O parlamento sérvio aprovou, na terça-feira, por larga maioria, uma resolução do governo em que se rejeita qualquer manobra com vista à independência do Kosovo, província de maioria albanesa.

Neste texto, o governo sérvio promete que «responderá rápida e energicamente» a todas as manobras que visem o reconhecimento unilateral da independência do Kosovo, muito embora não sejam especificadas que medidas serão essas.

O primeiro-ministro sérvio lembrou que «todos os Estados que querem ter relações normais com a Sérvia têm de respeitar a Carta das Nações Unidas que garante que as fronteiras internacionalmente reconhecidas não podem ser modificadas».

«Este é o melhor momento para o parlamento definir o futuro da Sérvia resolvendo a mais importante questão nacional», acrescentou Vojislav Kostunica, comentando a aprovação desta resolução governamental pelo parlamento.

Depois de uma discussão que durou oito horas, os deputados aprovaram este texto por 217 votos a favor e 12 contra, pertencendo estes ao Partido Liberal Democrata e ao partido que representa a minoria húngara da Vojvodina. Três deputados abstiveram-se.

O Kosovo, que é administrado desde o fim dos anos 90 pela ONU e que é habitado por mais de 90 por cento de albaneses, é considerado como o "berço" tradicional dos sérvios.

Nenhum comentário: