Resultados de Pesquisa

.

19 de julho de 2007

Manhattan revive o 11 de Setembro

Nancy Glowinski/Reuters
Uma espessa coluna de fumo envolveu a área após a explosão, que abriu uma enorme cratera
Nancy Glowinski/ReutersUma espessa coluna de fumo envolveu a área após a explosão, que abriu uma enorme cratera
Os nova-iorquinos viveram momentos de pânico na quarta-feira após a estrondosa explosão de uma conduta de vapor subterrânea em pleno coração de Manhattan. O rebentamento, que causou um morto e uma vintena de feridos, bem como a espessa coluna de vapor que envolveu a área geraram o caos, fazendo lembrar os fatídicos ataques de 11 de Setembro.
Nova Iorque: Conduta de vapor rebenta

O FBI e o presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, asseguraram, no entanto, o sucedido nada teve a ver com um acto terrorista.“Parecia uma bomba, um novo 11/09. As pessoas ficaram histéricas, desataram a correr pela rua a chorar”, recorda Karyn Easton, que estava a poucos metros do local de rebentamento.

A explosão ocorreu numa tubagem de vapor instalada em 1924, em plena hora de ponta (18H locais/23 horas de Lisboa), na rua 41, entre as avenidas Lexington e Tercera. O local fica muito próximo da estação central de comboios de Nova Iorque e as autoridades evacuaram centenas de passageiros e isolaram várias ruas, algumas das quais mantinham-se ontem fechadas.

Abriu-se uma gigantesca cratera no local da explosão, que lançou escombros a vários metros de distância, ferindo dezenas de transeuntes, alguns com gravidade. Uma grossa coluna de fumo envolveu a zona. Edifícios vizinhos e viaturas, nomeadamente um mini-autocarro escolar, foram afectados pelo rebentamento. As autoridades tranquilizaram os residentes afirmando que o ar está limpo de amianto, mas advertiu que ele foi encontrado nos escombros, pelo que recomendou cuidado.

Sabrina Hassanali com agências

Nenhum comentário: