Resultados de Pesquisa

.

5 de julho de 2007

Embaixador venezuelano visita Senado e nega ultimato de Chávez

BRASÍLIA (Reuters) - O embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, esteve no Senado nesta quinta-feira e, num gesto de reconciliação, negou que o presidente Hugo Chávez tenha dado um ultimato ao Brasil para o ingresso do país no Mercosul.
Na terça-feira, Chávez disse que se os países membros do Mercosul não aprovassem a adesão da Venezuela nos próximos três meses, retiraria o pedido de ingresso no bloco. A mensagem era para o Congresso brasileiro e Chávez foi específico: "Não há nenhuma razão para que no Congresso do Brasil se bloqueie (a filiação venezuelana)", afirmou.
A visita do embaixador Montoya serenou os ânimos no Congresso e praticamente encerrou a crise. O diplomata frisou que o prazo mencionado por Chávez era uma meta do próprio país. "Não há ultimato. O que há é um autocompromisso, um prazo que nós estabelecemos para buscar soluções", afirmou.
O embaixador afirmou que não estava no parlamento para pedir desculpas, mas para fazer um gesto que una as duas nações.
O tom do diplomata foi entendido por senadores, do governo e da oposição, como primeiro movimento político para restabelecer a paz nas negociações da entrada da Venezuela no Mercosul.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), que recebeu Montoya em seu gabinete, afirmou que o embaixador trouxe a mensagem de que não há interesse em ter o diálogo cortado.
"A crise acabou, estamos unidos até que a nova frase nos separe", disse o senador, que pertence ao partido que faz maior oposição a Chávez.
Durante a reunião, Heráclito informou que o Brasil não é papagaio do governo de George W. Bush, numa resposta à crítica de Chávez de que os parlamentares brasileiros atuavam como porta-vozes dos interesses norte-americanos.
Heráclito Fortes acredita que não há possibilidade de o Congresso não aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul.
"Não temos como desaprovar. Só não podemos aprovar no tempo imposto", disse Heráclito. Parlamentares da Assembléia Nacional da Venezuela devem fazer uma visita ao Congresso brasileiro nos próximos dias, informou Montoya.

Nenhum comentário: