Três pessoas morreram na sequência de uma explosão no aeroporto de Mojave, na Califórnia, no momento em que decorriam testes à primeira nave espacial para voos turísticos da Virgin.
A explosão foi registada ontem, por volta das 22h30, e duas das vítimas tiveram morte imediata. A terceira vítima faleceu hoje, no hospital de Bakersfield, próximo do local da explosão. Três funcionários ficaram feridos com gravidade.
Os funcionários da Scaled Composites estavam a testar a injecção de óxido nitroso no motor.
A empresa utiliza este óxido para fornecer o oxigénio para a combustão e assim aumentar o desempenho do motor."Estávamos a fazer um teste que pensávamos ser seguro. Não sabemos por que é que explodiu. Não sabemos mesmo", disse Burtan Rutan, director da Scaled Composites, em conferência de imprensa.
A empresa está a desenvolver a SpaceShipTwo, a nave espacial que a marca de Richard Branson, a Virgin, tenciona enviar para o espaço com seis turistas a bordo, em meados de 2009. Cada bilhete custará cerca de 150 mil euros.
A Scaled Composites ganhou o Prémio Ansari X, uma competição espacial destina a premiar a primeira empresa privada que conseguisse lançar uma nave espacial tripulada por duas vezes em 15 dias. A empresa alcançou esse objectivo com a SpaceShipOne a 4 de Outubro de 2004, num projecto financiado por Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário