Resultados de Pesquisa

.

16 de janeiro de 2009

Presidente do Senado abre Fórum em Maceió

Gazetaweb - reportagem de Bruno Soriano
O presidente do Senado e candidato à reeleição, Garivaldi Alves (PMDB-RN), participou do lançamento do Fórum de Integração do Legislativo, evento que teve início na manhã desta sexta-feira, no auditório do Maceió Atlantic Suítes, no bairro de Jatiúca. Na ocasião, Garibaldi voltou a elogiar o colega senador Renan Calheiros (PMDB-AL) – já havia feito o mesmo em solenidade que marcou o início das obras de duplicação da AL-101 Sul nessa quinta-feira –, cobrando-lhe apoio ao pleito que se aproxima.
“Não sei se vou, ou se fico. O meu futuro está nas mãos de Renan”, brincou o senador, referindo-se ao líder de seu partido no senado e que esteve presente ao evento. A preocupação de Garibaldi gira em torno da possibilidade de o PMDB indicar o ex-presidente do Senado, José Sarney, à disputa com Tião Viana (PT-AC).
Na seqüência, o senador potiguar elogiou também o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), que não compareceu ao lançamento do Fórum. “O Brasil precisa tomar conhecimento de uma nova Alagoas. Temos de lembrar a sensibilidade do presidente Lula para com o estado, assim como a bravura do povo alagoano, que não se dobrou à crise”, afirmou o senador, que espera contar com o voto dos colegas João Tenório (PSDB-AL) e Fernando Collor (PTB-AL).
Já com relação ao Fórum, Garibaldi afirmou que a preocupação do Interlegis – criado há 10 anos com o objetivo de promover a integração e a modernização das Casas Legislativas do país – é capacitar os vereadores, a fim de que os mesmos ‘possam exercer cada vez melhor as suas atribuições, tanto no tocante à fiscalização, quanto à questão da proposição de leis’.
“Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, buscamos contribuir à busca por um melhor assessoramento desses vereadores, já que, até então, as casas legislativas não sabiam onde buscar esse aprimoramento”, emendou Garibaldi Alves, que anunciou, para fevereiro, o lançamento da TV Senado em canal aberto.
Já o senador Efraim Moraes, 1º secretário do Senado Federal, considerou positivo o encontro, ‘sobretudo àqueles que estão iniciando um mandato’. “O Interlegis em Alagoas representa o fortalecimento do legislativo no estado. Integrar as três esferas é de fundamental importância porque prepara o vereador a legislar e a fiscalizar”, comentou o senador, sobre o evento que debateu temas como ‘Uma visão da história política do Brasil: o papel dos municípios’, palestra ministrada pelo professor de História, Antônio José Barbosa.
O Interlegis disponibiliza tecnologia e informação, com computadores, impressoras e outros equipamentos, produtos e serviços, às Casas Legislativas. Pelo portal (www.interlegis.gov.br), o serviço mais usado desenvolve uma plataforma básica de operacionalização virtual de informações, que gera o portal personalizado de casa Casa na internet.
Também participaram do encontro o presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Dudu Hollanda (PMN), e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), além de deputados estaduais e dezenas de vereadores e prefeitos de municípios alagoanos.
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=168520

Nenhum comentário: