Resultados de Pesquisa

.

8 de outubro de 2008

A Sonda Messenger, sobre vôo ao Planeta Mercúrio

Nessa terça-feira, (07/10), Nasa começou a receber as imagens feitas durante o segundo sobrevôo do planeta Mercúrio pela sonda Messenger. Entre 1974 e 1975, quando nave Mariner 10 passou por Mercúrio mais de 50% da superfície do planeta não chegou a ser fotografada. Em janeiro deste ano, a Messenger fez imagens de 20% da área desconhecida do planeta e, agora em outubro, cobriu mais 30%.

Os cientistas da missão explicaram que a primeira foto a chegar á Terra, feita 89 minutos depois da aproximação máxima entre a nave e o planeta, está praticamente centrada na Cratera Kuiper, identificada em imagens da Mariner 10. E toda a área a leste da Kuiper, em direção á borda do planeta, nunca havia sido fotografada antes, o que agora está sendo possível com sonda Messenger.

De acordo com os cientistas, um padrão surpreendente da imagem são os raios brancos que se propagam entre so hemisférios norte e sul da superfície do planeta.

As passagens por Mercúrio são parte da estratégia para estabilizar a sonda numa órbita em torno do planeta, o mais próximo do Sol, em 2011.

Disse, em nota, o principal pesquisador da missão, Sean Solomon."Estamos agora na trajetória correta para a inserção final na órbita, e todos os nossos instrumentos enviaram dados do lado oposto do planeta ao que vimos no primeiro sobrevôo", "Quando esses dados tiverem sido analisados, pela primeira vez" teremos uma perspectiva global de Mercúrio.

Costa

Nenhum comentário: