Resultados de Pesquisa

.

27 de outubro de 2008

Recírio encerra festejos de Nazaré

Envie um e-mail para mim!

Milhares de pessoas acompanharam o encerramento do Círio (Foto: Marco Santos)

Com participação de cerca de 50 mil pessoas, a quadra nazarena acaba hoje com o Recírio e o retorno da imagem peregrina ao Colégio Gentil. Após o Recírio, a imagem peregrina fica por três dias no Colégio Gentil e depois retorna à Basília-Santuário.

Durante a missa campal, haverá a queima das súplicas. "Isso é uma tradição criada pelo povo. Recolhemos essas súplicas, que são segredos entre o coração do fiel e Nossa Senhora de Nazaré. Elas são colocadas nas urnas, depois as recolhemos e as incineramos. É uma comunicação que se estabelece entre o fiel e Deus, através de Nossa Senhora de Nazaré", conta o reitor da Basílica-Santuário, padre José Ramos.

No entanto, para muitos, esse momento não significa uma despedida. "Não queremos mais ter a idéia de que o Círio acabou, de que a quinzena acabou. A Basílica de Nazaré é um Santuário que fica aberto o ano todo. Já começamos a preparar o outro Círio", diz Ramos.

O tema este ano foi "Em Belém de Maria, escolhemos a vida como missão". Para Padre Ramos, a quinzena é uma espécie de culminância de todo um trabalho que foi realizado ao longo do ano.

"Esses dias são a colheita daquilo que nós fizemos". O número de pessoas que visitam a Basílica Santuário chega a aumentar de forma significativa durante os quinze dias de festa. "É uma tradição ver a santa. As pessoas trazem os idosos, os enfermos, as crianças da família, para participar desse momento, fazer sua oração e trazer a sua oferta para Nossa Senhora de Nazaré. Então é um dia inteiro cheio de expressões, de demonstrações de agradecimento e de fé para com a Virgem".

DEVOTOS - Durante a quadra nazarena, muitos fiéis aproveitaram para chegar perto da imagem que passeia pelas ruas de Belém e Ananindeua. Entre elas está Antônia Fernandes dos Santos, de 82 anos.

Em 2002, ela recebeu o convite do filho que trabalhava em Belém para vir morar na cidade. "Eu não pensei duas vezes. Vim para cá e gostei. Isso me aproximou da imagem da santa". (Elyne Santiago/Diário do Pará) Quarenta mil pessoas foram ontem a praça Santuário (Foto:Keilon Feio)

>> Quarenta mil pessoas foram conferir ontem o tradicional show de luzes da praça Santuário (Foto:Keilon Feio)

>>> Luzes marcaram despedida

Dez minutos de espetáculo de luzes e cores. O tradicional show pirotécnico marcou a despedida do 216º Círio de Nazaré, levando mais de 40 mil pessoas à praça Santuário de Nazaré e arredores ontem à noite.

As luzes do Santuário Basílica de Nazaré e da praça Santuário foram apagas às 23h. Do alto das duas torres da Basílica, iniciou a queima de fogos que foi conduzida em direção ao centro da praça Santuário, juntamente com o badalar dos sinos. Da sacada do Santuário, os fogos de artício explodiram iluminando o céu e as milhares de pessoas que se aglomeraram desde cedo para se despedir do Círio deste ano. Os fogos eram disparados de uma área do Exército, às proximidades da igreja. Eles complementaram a apresentação fazendo cair do céu uma verdadeira chuva de cores e brilho.

Crianças, adultos e idosos, todos disputaram o melhor espaço para assistir ao show. No gradio da praça Santuário, entre a multidão reunida, estavam Angélica, Ângelo e Jéssica de 4, 8 e 9 anos, respectivamente. Acompanhados pela avó, a dona-de-casa Nazaré Cravo de Lima, 49 anos, as crianças expressaram a fé e o conhecimento repassado pela avó. "É bonito demais. As cores, o barulho. É assim porque é para Nossa Senhora", disse Jéssica.

Após dez minutos da queima de aproximadamente meia tonelada de fogos, vindos da China, especialmente para o encerramento da Festa de Nazaré, aplausos demonstraram a emoção da multidão.

Um efetivo de cerca de 1.160 profissionais de diversos órgãos atuaram para garantir a segurança dos fiéis. Desde as 19h até as 23h30, seis pontos de diversas vias foram interditados.

ENCERRAMENTO - O final da Festividade de Nazaré 2008 começou meia hora mais cedo na noite deste domingo: às 23h. A intenção da Diretoria da Festa de Nazaré foi seguir as orientações da polícia para garantir maior conforto ao público após o resultado das eleições. O show pirotécnico previsto para acontecer em frente à Basílica de Nazaré consumiu 500 quilos de fogos de artifício trazidos pela empresa Interfogos, de Mato Grosso do Sul. O show de fogos estava previsto para durar apenas dez minutos, cinco a menos que nos anos anteriores, e foi mais visual, nas cores predominantes azul, verde e prata.

O espetáculo acontece desde 1982 para marcar o encerramento da quadra nazarena. As estruturas de impacto foram instaladas na Basílica enquanto as que seguram os fogos de maior sonoridade ficaram no espaço do Conselho Regional de Obras do Exército (CRO) da 8ª Região, localizado no prédio ao lado da Basílica, anexo ao Instituto de Artes do Pará (IAP).

Ao todo, onze procissões marcaram as festividades de encerramento do Círio 2008. A última aconteceu na tarde de sábado, com a 9ª Romaria da Juventude, que saiu da Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá e seguiu pelas ruas de Belém até a Basílica de Nazaré, com a participação de cerca de 15 mil pessoas.

Segundo o diretor coordenador da Festa de Nazaré, José Ventura, a estimativa é de que 35 mil pessoas tenham participado da festa.

Uma celebração iniciada às 19h30 com Dom Orani Tempesta, arcebispo de Belém, marcou o encerramento das festividades do Círio 2008. Após uma hora e meia, o arcebispo concedeu a bênção aos fiéis. Logo em seguida, foi realizado um show musical na concha acústica da praça Santuário, que terminou às 23h para dar início à queima de fogos.

Pouco antes da queima de fogos, a Diretoria da Festa apresentou em cerimônia o novo diretor dos Círios 2009 e 2010. O médico César Neves, presidente da Unimed Belém, é o novo diretor da Festa do Círio e substitui José Ventura. "Espero que a gente consiga realmente avançar em todos os projetos, como a reforma da Basílica, da cripta, dos bancos", afirmou Neves. Um dos novos objetivos é dar mais conforto aos romeiros, ampliando a área de acolhimento. (Mari Chiba/Diário do Pará)

www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=9419

Nenhum comentário: