Resultados de Pesquisa
.
4 de janeiro de 2007
COCA COLA É ACUSADA DE PLÁGIO EM COMERCIAL
LONDRES, 3 JAN (ANSA) ¿ Ambos começam com um riff de piano, seguem com um ritmo ska e os dois vídeos mostram animais e seres humanos dando pulinhos: as semelhanças entre uma música de uma banda emergente de Londres e a trilha sonora usada num comercial da Coca Cola Light na Argentina são tão grandes que o caso pode acabar em processo legal entre o obscuro grupo inglês e a gigante multinacional.
Descobrir que a música "Ninja" havia sido clonada num comercial da Coca Cola para a televisão local argentina foi uma verdadeira surpresa para o grupo 7 Seconds of Love, banda de ska, rock e pop formada há três anos e agora com certo sucesso no circuito underground de Londres, embora ainda sem contrato com nenhuma gravadora.
"A música é muito parecida, mas o clip também é muito parecido. Enquanto a cópia só do áudio ou do vídeo poderia passar por coincidência, a cópia das duas coisas só pode ser o nosso trabalho. Encontramos argentinos que nos perguntavam se tínhamos feito o comercial da Coca Cola e nos elogiavam, mas nós nem sabíamos de nada", disse Joel Veitch, o vocalista do grupo, que fez também as animações para o clip.
Embora seja muito improvável que os 7 Seconds of Love decidam realmente processar uma das multinacionais mais poderosas do mundo por plágio, o episódio é prova de como a internet consegue aumentar em modo exponencial a fama de uma banda emergente. Todas as músicas e clips dos 7 Seconds of Love estão disponíveis para download na página da banda no MySpace.com.
É bem provável que um dos funcionários da agência publicitária argentina tenha visto por acaso o site do grupo e se inspirado para fazer o comercial.
Em comunicado, a Coca Cola da Argentina declarou: "O comercial em questão foi encomendado a uma agência publicitária local que nos garantiu que todos os elementos eram originais. Ao exibir o comercial, agimos de boa fé. Fomos surpreendidos por essa discussão". (ANSA)
03/01/2007 15:09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário