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16 de janeiro de 2007
Resumo
16 de Janeiro de 2007
LIÇÃO nº 03 ( Escola Dominical )
Lições Bíblicas ( CPAD ) 21/01/2007
TEMA: IGREJA, BATISMO E SUA FINALIDADE INTEGRADORA
I. O QUE É BATISMO
Sentido literal. Na língua original do Novo Testamento, o grego, a palavra batismo (baptizo)=( ) significa “imergir”, “mergulhar”.
o batismo era efetuado em águas abundantes de rios, lagos ou mares, ou algum outro local com água suficiente para imergir a pessoa que desejasse ser batizada. Jesus, quando dirigiu-se a João Batista para ser batizado, foi conduzido pelo profeta para dentro do rio Jordão (Mt 3.13-17; Mc 1.9-11; Lc 3.21,22; Jo 1.32-34).
2. O sentido litúrgico. O Novo Testamento estabelece apenas duas ordenanças que, embora não salvem, testemunham da graciosa salvação mediante a fé em Cristo Jesus. São símbolos que expressam a nossa fé e comunhão com Cristo, a saber:
o batismo em águas por imersão e a Santa Ceia. Essas duas instituições são chamadas pela igreja de ordenanças, porque foram ordenadas por Jesus (Mt 28.19; 26.26-28; Mc 16.16). Os discípulos cumpriram a ordem do Senhor Jesus, batizando os novos crentes, (Mc 16.20; At 2.41; 8.12,13, 36-39; 10.47).
II. A IMPORTÂNCIA DO BATISMO POR IMERSÃO
O batismo cristão não salva, não lava pecados e não complementa a salvação. Somente a obra expiatória de Cristo consumada no Calvário salva e purifica o pecador de seus pecados (Hb 2.17; Ef 1.7; 1 Co 15.3). O batismo em água por imersão é um testemunho público da nova vida em Cristo assumida pelo batizando, como um sinal físico e visível de sua fé..
1. A forma do batismo. O batismo além de requerer muita água (Jo 3.23), tanto o que batiza, quanto o batizando, juntos, descem à água (At 8.38). A linguagem bíblica empregada na simbologia do batismo em Romanos 6.4 e Colossenses 2.12 implica imersão total.
2. A autoridade para batizar e a fórmula do batismo. Muitos não percebem estes dois fatos da doutrina do batismo e trabalham de forma errada.
a) Autoridade. A ordem divina para batizar, bem como a fórmula do batismo, temos a partir de Mateus 28.19: “Batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. O batismo de acordo com a ordenança divina. Os textos de At 2.38; 8.16; 10.48 e 19.5 enfatizam a autoridade para batizar “em nome de Jesus”.
b) A fórmula. Ainda em Mateus 28.19, encontramos a fórmula do batismo na expressão: em nome “do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, pois a salvação procede do Pai que a planejou; do Filho, que a consumou; e do Espírito Santo que tanto efetuou a encarnação do Filho, como também aplica a salvação ao homem. A fórmula tríplice do batismo é uma maneira de ressaltar a Santíssima Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo, e partiu de Jesus o Cristo.( Mateus 28.19 ) No entanto, os unitaristas deturpam e negam a doutrina da Trindade de Deus. As Escrituras, ensinam que Deus é uno e ao mesmo tempo triúno, isto é, Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo.
III. AÇÃO INTEGRADORA DO BATISMO NA VIDA DA IGREJA
1. A prática do batismo no início da igreja. O dia de Pentecostes, com o derramamento inicial do Espírito Santo na vida dos discípulos de Jesus, assinalou também o nascimento da Igreja depois da pregação de Pedro, quando, naquele mesmo dia, foram batizadas quase três mil pessoas que se agregaram a nova igreja (At 2.37-41). No entanto, o batismo em águas não é pré-requisito para receber o batismo com o Espírito Santo. Na casa de Cornélio, toda a sua família foi cheia do Espírito e falou em outras línguas e, a seguir, foi batizada em água (At 10.44-48). Naturalmente, uma pessoa que aceita a Cristo como seu Salvador e Senhor, não deve ficar alheia à vida da igreja e ao batismo em água.
2. As realidades espirituais figuradas no batismo. O batismo em água é uma identificação pública do crente com Cristo, o seu Salvador. A descida do candidato às águas fala da nossa morte com Cristo.
A imersão nas águas está relacionada com o nosso sepultamento com Cristo;
O levantamento das águas representa a nossa ressurreição com Cristo em novidade de vida (Rm 6.3,4).
CONCLUSÃO
O batismo em água é a porta de entrada para o converso agregar-se à igreja visível, terrena e local. Portanto, é indispensável que todo convertido a Cristo seja assim batizado e integrado à vida da igreja cristã local.
( Para pesquisa )
Domingos
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