Resultados de Pesquisa
.
5 de janeiro de 2007
Japão e EUA preparam plano de urgência
Crise coreana
05/01/2007 07h25
Tóquio e Washington preparam em conjunto um plano de urgência caso uma crise maior venha a explodir na península coreana, informou nesta sexta-feira (5) o ministro japonês de Relações Exteriores Taro Aso.
"Devemos prever a proteção de cerca de 20 mil japoneses instalados (na Coréia do Sul) e de dezenas de milhares de nossos turistas" que visitam este país, declarou Aso, sem entrar em maiores detalhes. "É preciso estudar os meios de evacuar os cidadãos japoneses utilizando navios de guerra americanos e navios civis", acrescentou.
Além disso, japoneses e americanos levam em consideração um possível afluxo em massa de refugiados norte-coreanos no caso de uma crise de grande proporção. Tóquio teme uma onda de 100 mil a 150 mil refugiados do Norte.
Vários meios de imprensa japoneses, entre os quais a agência Kyodo, informaram na quinta-feira que Tóquio e Washington estudam as possibilidades de uma resposta militar conjunta no caso de invasão de Taiwan pela China ou de um ataque norte-coreano contra o Japão.
Fonte: Diário do Grande ABC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário