Resultados de Pesquisa

.

20 de março de 2008

Europa terá de «prestar contas», diz Bin Laden

Bin Laden advertiu a Europa que terá de «prestar contas» pelas caricaturas do profeta publicadas nos jornais dinamarqueses. O líder da Al-Qaeda acrescentou que os «pactos selvagens» entre Estados Unidos e UE fortalecem a vontade de «vingança».
Osama bin Laden advertiu a Europa que terá de «prestar contas» pelas caricaturas do profeta publicadas nos jornais dinamarqueses, de acordo com um novo vídeo atribuído ao líder da rede Al-Qaida.
Neste novo vídeo, de cinco minutos, divulgado no dia em que se cumprem cinco anos da invasão norte-americana no Iraque, a suposta voz de Bin Laden pede aos «homens sensatos» da União Europeia que respeitem as normas das lutas e as disputas morais.
A meados de Fevereiro, 17 jornais dinamarqueses publicaram, em nome da liberdade de expressão e em sinal de solidariedade, uma caricatura do profeta Maomé, cujo autor foi alvo de uma tentativa de atentado frustrada pela polícia.
O líder da Al-Qaeda aparece numa imagem estática, vestido de branco e com uma metralhadora com uma bandeira da União Europeia à frente, que termina desintegrada.
«Os europeus bombardearam os nossos povos» de forma intencionada, disse Bin Laden, acrescentando que «não é um segredo para ninguém que os pactos selvagens», entre Europa e os Estados Unidos, «não acabaram com a guerra, antes fortaleceram a nossa determinação em insistir no direito de vingar a nossa gente».
A alegada voz de Bin Laden aparece sem apoio de imagens, sendo impossível adivinhar se continua vivo ou se está morto o homem que continua a ser o mais procurado do mundo.
http://tsf.sapo.pt/online/internacional/interior.asp? id_artigo=TSF189713

Nenhum comentário: