Resultados de Pesquisa

.

12 de março de 2008

Primeiro governador cego dos EUA assume na 2ª feira em NY

David Paterson entrará no lugar de Eliot Spitzer, que renunciou nesta quarta (12). Paterson, de 53 anos, ficou cego ainda criança.
Do G1, em São Paulo
Foto: Mike Segar/Reuters
Mike Segar/Reuters
Governador de Nova York, Eliot Spitzer (esquerda), cumprimenta o vice Paterson, em foto de 7 de novembro de 2006 (Foto: Mike Segar/Reuters)

O primeiro governador cego dos Estados Unidos vai assumir oficialmente o mandato a partir da próxima segunda-feira (17), em Nova York.

David Paterson entrará no lugar de Eliot Spitzer, que nesta quarta-feira (12) renunciou ao cargo após um escândalo sexual.

“Agora é hora de voltarmos ao trabalho, que é justamente o que as pessoas do estado esperam de nós”, afirmou Paterson, que se mostrou triste pelos últimos acontecimentos.

Atual vice-governador, Paterson, de 53 anos, ficou cego ainda criança. Segundo o jornal "The New York Times", ele desenvolveu uma infecção que tirou sua visão do olho esquerdo e deixou o olho direito com a vista bastante prejudicada.

Leia no Blog da redação: Vídeos satirizam Spitzer

Paterson também seria o quarto governador negro do país - e o primeiro de Nova York. Desde 2002, ele era senador pelo estado e recebeu o título de líder da minoria democrata. De acordo com o "New York Times", alguns o consideram mais liberal que Spitzer e também mais hábil.

Como vice-governador, ele desenvolveu a própria agenda, baseada na discussão de pesquisas com células-tronco, violência doméstica e aumento das oportunidades para mulheres e grupos minoritários.

O escândalo
Eliot Spitzer foi acusado de envolvimento em uma rede de prostituição por uma reportagem do "New York Times" desta segunda-feira (9) e admitiu as relações com o caso para alguns colaboradores.

Dois dias depois de ter seu nome envolvido num escândalo sexual, o governador de Nova York, Eliot Spitzer, anunciou sua renúncia nesta quarta-feira (12). Ele vai deixar o cargo na próxima segunda-feira.
Em seu discurso, ao lado da esposa, ele voltou a pedir desculpas ao povo de Nova York. Mas novamente não detalhou sua relação com o escândalo sexual, que afirma ser um "assunto privado".
Spitzer, casado e pai de três filhos, foi acusado de envolvimento em uma rede de prostituição pelo jornal "The New York Times". Spitzer admitiu a assessores que teve relações com pelo menos uma das prostitutas.
A relação de Spitzer com a rede de prostituição não está clara na reportagem do "New York Times". Mas fontes acreditam que o governador seria um dos clientes do Emperors Club VIP, um famoso bordel de Washington que foi alvo de uma operação da Justiça federal dos Estados Unidos -em que quatro pessoas foram presas na semana passada.
Na tarde de segunda-feira, ele pediu "desculpas ao público" e a sua família, mas não especificou o motivo. "Agi de uma forma que violei as obrigações para com minha família, e que de alguma maneira quebra meu sentido do bem e do mal", disse Spitzer ao lado de sua esposa Silda.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL347954 -5602,00-PRIMEIRO+GOVERNADOR+CEGO+DOS +EUA+ASSUME+NA+FEIRA+EM+NY.html

Nenhum comentário: