Resultados de Pesquisa

.

27 de março de 2008

Ufba emite nota contra prisão de estudantes na Irlanda

A Tarde On Line

Em repúdio ao tratamento dispensado pela polícia de imigração irlandesa aos estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a instituição de ensino superior emitiu uma nota pública contra a prisão dos universitários Maria Almeida Dias (estudante de medicina) e André Luiz Santos São Pedro (farmácia).

Os dois fazem intercâmbio em Portugal, na Universidade de Porto, e viajaram para a Irlanda, onde passariam sete dias. Na quinta-feira passada, os dois, além de uma outra estudante de jornalismo da Universidade Federal Fluminense, foram detidos pelo serviço de imigração do Aeroporto de Dublin, na Irlanda.

Os jovens foram impedidos de entrar em Dublin e, em seguida, levados para prisões comuns, onde estavam detidas pessoas que cometeram crimes graves, como homicídios, roubos, tráfico de drogas e estupros. Lá, os três permaneceram por 48 horas, mesmo com toda a documentação exigida pelo setor de imigração e com dinheiro suficiente para permanecer no país no tempo programado.

Na nota, o reitor Naomar Almeida diz que “A Universidade Federal da Bahia manifesta seu veemente repúdio a este gesto arbitrário, contrário ao espírito de fraternidade entre os povos, alheio às práticas comuns de intercâmbio acadêmico vigentes internacionalmente, de teor jurídico precário e de absoluta falta de humanidade”, diz a nota assinada pelo reitor Naomar de Almeida Filho que requereu explicações às autoridades irlandesas. Leia aqui a nota na íntegra.

Leia Também

www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=857834

Nenhum comentário: