Resultados de Pesquisa

.

2 de março de 2008

Hillary ataca Obama às vésperas das prévias no Texas e em Ohio

da Folha Online

A pré-candidata à Presidência dos EUA Hillary Clinton acirrou as críticas a seu rival Barack Obama às vésperas das prévias da próxima terça-feira (4) em quatro Estados --Texas, Ohio, Vermont e Rhode Island-- as quais precisa vencer para se manter na corrida pela nomeação democrata.

Hilllary atacou Obama pela falta de habilidade em lidar com situações de crise. Obama revidou os ataques, acusando Hillary de mudar de opinião sobre vários assuntos para angariar votos.

Reuters
Os democratas Hillary Clinton e Barck Obama; ex-primeira dama ataca rival
Os democratas Hillary Clinton e Barack Obama; ex-primeira dama ataca rival às vésperas de prévias cruciais no Texas e em Ohio

Obama está à frente na apertada disputa, e conta com 1.385 delegados, contra um total de 1.276 de Hillary. As eleições de terça devem garantir 370 delegados. Um total de 2.025 são necessários para garantir a nomeação na convenção do partido, em agosto.

Hillary perdeu para Obama em 11 prévias consecutivas, e analistas dizem que ela precisa vencer em Ohio e no Texas --uma derrota pode forçá-la a deixar a disputa.

Do lado republicano, a disputa é considerada ganha pelo senador pelo Arizona John McCain, que possui 1.014 dos 1.191 delegados necessários para garantir a nomeação republicana.

Mike Huckabee, ex-governador do Arkansas, possui apenas 257 delegados.

Hoje, os dois democratas fizeram campanha em Ohio, onde as pesquisas de intenção de voto apontam que a ex-primeira-dama está à frente. No Texas, a disputa deve ser acirrada, segundo as sondagens.

Há algumas semanas, Hillary era considerada a favorita na corrida, mas Obama conseguiu manter-se competitivo por ter mais recursos de campanha, que permitiram que comprasse espaços televisivos.

Com a disputa se aproximando do fim, ambos fazem cada vez mais apelos diretos aos eleitores. Tanto Obama quanto Hillary devem visitar hoje escolas no distrito de Westerville, subúrbio de Columbus (Ohio).

Campanha

Hoje, Hillary discursou em um centro de treinamento eleitoral em San Antonio (Texas), onde funcionários estão sendo preparados para atuar no complexo sistema de votação das primárias.

"Este é um momento decisivo para os texanos. Vocês estão, de fato, escolhendo o novo presidente dos EUA", disse ela.

Seu marido, Bill Clinton, e sua filha Chelsea a acompanharam na campanha em Ohio neste sábado. Durante um ato em Cleveland, o ex-presidente disse que sua mulher é a única democrata que planeja criar empregos no Estado industrial, que precisa reerguer sua economia.

A ex-primeira-dama planeja realizar uma maratona chamada "88 Condados em 88 horas" pelo Estado, que terminaria na manhã de amanhã. Depois, ela deve voltar ao Texas para outro ato de campanha televisionado que irá ao ar em rede nacional.

A senadora por Nova York deve aguardar os resultados decisivos em Ohio na noite de terça-feira.

Obama

Obama fez uma parada em Rhode Island a caminho de eventos de campanha no Texas e em Ohio. Ele questionou o compromisso da rival com questões da economia e da política externa americanas.

Ele acusa que Hillary de ter mudado de opinião sobre vários temas, como o Nafta (Acordo de Livre-Comércio da América do Norte), depois que decidiu candidatar-se à Casa Branca. O senador por Illinois diz ainda que teria um melhor discernimento em situações de crise na segurança, reforçando as críticas à rival por ela ter autorizado, em 2002, a Guerra no Iraque proposta por George W. Bush

As pesquisas indicam que Hillary lidera em Rhode Island, cujas primárias garante, 21 delegados democratas, contra 141 em Ohio, 193 no Texas e 15 em Vermont. No geral, Obama está à frente da senadora por Nova York nas pesquisas, no número de delegados e nos fundos de campanha.

Hillary --que foi duas vezes eleita senadora --pode se tornar a primeira mulher a ocupar a Casa Branca. Já Obama, em seu primeiro mandato no Senado, pode ser o primeiro presidente negro dos EUA.

Segurança

No fim de semana, Hillary retratou Obama como inexperiente para lidar com uma crise. "A campanha dele é baseada apenas em um discurso que ele fez contra a Guerra do Iraque em 2002", disse Hillary à imprensa no vôo entre San Antonio e Fort Worth, no Texas.

Obama revidou os ataques em discurso em Providence, Rhode Island. "A mudança real não é votar a favor da Guerra do Iraque de George W. Bush", disse ele, que acusa ainda Hillary de tentar assustar os eleitores.

Em um vídeo divulgado na sexta-feira (29), Hillary questionou a habilidade de Obama para lidar com uma crise. No anúncio, que seria veiculado no Texas e mostra crianças em suas camas enquanto um narrador diz: "São 3h da madrugada e seus filhos estão dormindo em segurança. Mas há um telefone tocando na Casa Branca. Algo está acontecendo no mundo. Seu voto irá decidir quem irá atender este chamado".

A ex-primeira-dama diz que pretende continuar a ressaltar as diferenças entre e ela e Obama nessa área.

"Este é um tema crucial, e um dos quais os eleitores do Texas e de todo o país devem pensar a respeito".

Com Associated Press

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u377789.shtml

Nenhum comentário: