Resultados de Pesquisa

.

11 de março de 2008

Sérvia entrará na UE se mantiver Kosovo, diz Kostunica

Agencia Estado
O chefe de governo provisório da Sérvia, Vojislav Kostunica, afirmou hoje que seu país ingressará na União Européia (UE) "apenas com Kosovo". A declaração do primeiro-ministro vem à tona apenas alguns dias depois de seu governo ter desmoronado por causa da falta de acordo entre diferentes facções com relação à declaração de independência do Kosovo e sua conseqüências.
Kostunica observou hoje que a antecipação das eleições em seu país deveria enviar à UE a mensagem de que "apenas com Kosovo" a Sérvia ingressará no bloco de 17 países. A declaração feita por Kostunica pode ser vista como uma rejeição ao apelo feito ontem pela UE para que a Sérvia evite o isolacionismo e mantenha o curso da busca pela filiação ao bloco.
O governo sérvio rejeitou a declaração de independência feita em 17 de fevereiro pelos líderes albaneses de Kosovo, mas os políticos do país discordam quanto a como lidar com a crise. Ontem, Kostunica recomendou ao presidente da Sérvia, Boris Tadic, a antecipação das eleições para maio depois do colapso do governo em meio a um impasse entre os chefes de Estado e de governo com relação a como reagir ao apoio dado pelos países da UE à independência de Kosovo. Dezoito dos 27 países do bloco reconheceram a independência da província sérvia.
www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=850049

Shopping

Nenhum comentário: