Resultados de Pesquisa

.

9 de março de 2008

'Blowin' in the wind' encerra turnê de Bob Dylan no Brasil

Apresentação do cantor e compositor contou com o aguardado hino sessentista. Público deixou os assentos para curtir de perto o show.
Henrique Porto Do G1, no Rio
Foto: Marcos Hermes/Divulgação
Marcos Hermes/Divulgação
Show encerrou a turnê do cantor no Brasil. (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)

A crítica, o público e, em especial, o senador Eduardo Suplicy pediram. Bob Dylan atendeu. “Blowin' in the wind”, uma das músicas mais emblemáticas de sua extensa carreira, foi incluída como o último número do set list do show realizado na noite deste sábado (08), na Arena Rio, no Rio de Janeiro. A apresentação do músico norte-americano, aliás, marcou a abertura do local ao público para um evento desse gênero — até então, apenas Roberto Carlos havia se apresentado ali, por ocasião da gravação de seu especial de fim de ano, que foi ao ar pela TV Globo, em dezembro.

Dylan subiu ao palco às 21h40, dez minutos após o horário marcado. Vestindo um blazer cinza, calça e chapéu pretos, trouxe consigo outros cinco músicos e uma Fender Stratocaster, guitarra que o acompanha em “Rainy day women #12 & 35”, “It ain’t me babe” e “I'll be your baby tonight”, as três primeiras músicas do show, todas oriundas da década de 60, seu período mais prolífero. Chega, inclusive, a arriscar alguns solos, demonstrando habilidade e bastante intimidade com as seis cordas.

O show prossegue e Dylan então assume os teclados para não largar mais. “Masters of war”, um de seus hinos antibelicistas, é reconhecida pela platéia logo em seus primeiros versos. Sim, é difícil perceber qual música está sendo executada. Dylan balbucia as palavras, não delineia mais as melodias. Sua voz é baixa e completamente anasalada. Ainda assim, o público parece não se importar e alguns até se divertem tentando adivinhar: “Que música é essa?”.

Em cena, apenas músicos, instrumentos e microfones. Nada de luzes coloridas ou quaisquer outros recursos visuais comuns ao show business atual. A estranha exceção é a estatueta (colocada estrategicamente sobre um amplificador ao lado de Dylan) de Melhor Canção, abiscoitada pelo cantor no Oscar de 2001, pela música “Things have changed”, incluída na trilha sonora do filme “Garotos incríveis” e executada em seguida.

O cantor abre passagem para material ainda mais recente e, na seqüência, aparecem o rockabilly “The levee's gonna break” e “Spirit on the water”, faixas do disco “Modern times”, de 2006. A banda se solta e os improvisos tomam conta da música de Dylan. “My back pages”, registrada no disco “Another side of Bob Dylan”, de 1964, numa versão apenas voz-e-violão, se transforma em uma delicada balada ao ser executada em um arranjo que prioriza os teclados.

Lugares (des)marcados

Mas é “Highway 61 revisited”, do disco homônimo de 1965, que põe fogo na Arena Rio. O blues elétrico ganha um andamento lento, tornando-se ligeiramente mais pesado e barulhento. Parte da platéia que ocupa as cadeiras dispostas na pista começa a se levantar à procura de espaços mais próximos do palco. Alguns casais já podem ser vistos dançando nos corredores, o que provoca confusão junto aos seguranças e parte do público que ainda permanece sentado.

Até que chega a vez de “Like a rolling stone”, que acaba de vez com a rigidez dos assentos marcados e deixa o lugar com aquele clima típico de show de rock ‘n’ roll. Adolescentes se espremem na grande de proteção junto a senhores de cabelos brancos. Braços erguidos balançam no ritmo da música. Contrariando pedidos da produção do show, dezenas de máquinas fotográficas digitais disparam flashes contra um Dylan que, a despeito de sua fama de carrancudo, parece não se importar com o rebuliço causado pela sua própria música. E quem conseguiu manter seu assento a salvo teve que ficar de pé, em cima da própria cadeira. Cantor e banda se retiram discretamente para o aguardado bis. Na volta, “Thunder on the mountain”, mais uma de “Modern times” aparece uma versão estendida, com solos de guitarra e teclados. A essa altura, quem estava nas arquibancadas já ocupava os lugares mais caros e se colocava a pouquíssimos metros do palco. No único momento em que se dirigiu ao público, Dylan agradeceu e apresentou a banda. O show chega ao fim com “Blowin' in the wind” em uma versão bastante diferente da original, gravada em “The freewheelin' Bob Dylan”, de 1963. Os versos “How many roads must a man walk down / Before you call him a man?”, quase que sussurados, passaram despercebidos aos ouvidos da grande maioria (será que Suplicy reconheceria?). O impacto da canção só se deu no refrão, quando foi identificada e entoada por todo o ginásio. O show chega ao fim e, sob aplausos, Bob Dylan e seus músicos se alinham frente à platéia. O cantor faz sinais de “positivo” erguendo os polegares e deixa o palco com um discreto sorriso. Pois é, simpatia não é o seu forte, mas o público carioca parece que não se importou. Os gritos de “Dylan! Dylan! Dylan!” deram o veredicto. A turnê “Never Ending Tour” segue agora para o Chile (Santiago), Argentina (Córdoba, Buenos Aires e Rosário) e Uruguai (Punta Del Este). http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL343264 -5606,00-BLOWIN+IN+THE+WIND+ENCERRA +TURNE+DE+BOB+DYLAN+NO+BRASIL.html

Nenhum comentário: