Resultados de Pesquisa

.

31 de março de 2008

Rice pede a Israel para deter assentamentos na Cisjordânia

EFE

Amã- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, pediu hoje que Israel pare os assentamentos na Cisjordânia, e considerou que a expansão destes não está de acordo com as obrigações contraídas por Israel com o Mapa de Caminho.

"Continuamos expressando a posição dos EUA de que as atividades de assentamento devem acabar, que sua expansão deve parar e que certamente estas coisas não estão de acordo com as obrigações derivadas do Mapa de Caminho", disse Rice em entrevista coletiva conjunta com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Esta é a segunda reunião com Abbas em menos de 24 horas, dentro da intensa atividade diplomática iniciada por Rice junto às autoridades israelenses e palestinas.

Rice acrescentou que as conversas entre israelenses e palestinos sobre os temas centrais "estão se movimentando na direção certa" e reiterou o compromisso dos EUA de "continuar o caminho traçado em Annapolis", com o objetivo de alcançar um acordo de paz para a criação de um Estado palestino antes do final de 2008.

"O melhor que podemos fazer é buscarmos conseguir este acordo", assegurou a chefe da diplomacia americana.

Em relação ao pacote de medidas anunciado durante sua visita ontem a Israel, que prevê o desmantelamento de 50 postos de controle hebreus na Cisjordânia, Rice observou que as medidas não são a solução, mas apenas o começo do que é preciso ser feito.

Abbas, por sua vez, mostrou-se confiante no êxito de um acordo apoiado pelos EUA e explicou que recebeu um convite do presidente americano, George W. Bush, para visitar Washington no final de abril.

"Seguiremos cumprindo nossos compromissos com o Mapa de Caminho e esperamos que a mediação dos EUA garanta que Israel cumpra com suas obrigações, e, sobretudo, que interrompa a criação de assentamentos, particularmente em Jerusalém", apontou.

Além disso, Abbas anunciou que espera realizar uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, no dia 7 de abril.

Leia Também

www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=859906

Nenhum comentário: