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27 de março de 2008

Nova empresa aérea aposta em serviços diferenciados para conquistar mercado

Valor Online

SÃO PAULO - Uma das principais armas da nova empresa aérea nacional para conquistar o mercado brasileiro será oferecer um serviço de qualidade e diferenciado, diz o dono, David Neeleman. A companhia ainda não tem nome, mas já se sabe que ela terá em seus aviões monitores individuais com programação ao vivo de TV, além de revestimento de couro em todos os assentos.

Vamos oferecer um padrão de conforto de classe executiva com tarifas de classe econômica, diz Neeleman. O que é mais importante: um sanduíche quente no avião ou poder assistir ao jogo ou à novela? Por isso decidimos colocar o dinheiro no que faz mais sentido para o passageiro, afirmou.

Segundo ele, a alimentação nos aviões da nova empresa seguirá o padrão adotado pela JetBlue. Na norte-americana, não são distribuídas refeições quentes, mas é oferecida uma grande variedade de snacks doces e salgados aos passageiros, que podem se servir à vontade, além de refrigerantes em lata. Quem aqui pega um avião pensando na boa comida que vai degustar no vôo? Ninguém. Sabemos disso e, por isso, teremos snacks. Para quem quer jantar, o melhor é ir a um bom restaurante, brincou durante a apresentação da companhia.

Segundo Neeleman, a empresa já está negociando com a Sky/DirecTV o fornecimento do sinal de TV para os aviões. Para o futuro, terá a possibilidade de oferecer serviços de transmissão de dados sem fio (Wi-Fi) em seus aviões, para o uso de notebooks. Isso, porém, ainda deve demorar um pouco.

Sobre o assento de couro, afirma que ele, na verdade, não representa uma grande diferença de custo. Ele demanda maior capital no começo, é claro. Mas, se custa duas vezes mais, também dura o dobro que um assento comum. No fim, custa a mesma coisa, explica.

Outro diferencial apontado pelo empresário é a configuração interna dos aviões EMB 195 da Embraer. Segundo ele, o espaçamento entre poltronas e seu tamanho, mas particularmente o fato de não haver assento do meio (que não seja na janela ou no corredor), são fatores de conforto importantíssimos para a empresa. Ninguém gosta de ficar no assento do meio. Com as fileiras de dois assentos do 195, isso está resolvido, diz.

Além disso, o avião da nova empresa, que será configurado com 118 assentos (apesar da capacidade máxima de 122), tem janelas maiores que as de aeronaves semelhantes, afirma o diretor de marketing Gianfranco Beting. Segundo ele, o serviço mesmo em terra também já dará o tom da qualidade da companhia, servindo para fidelizar cada vez mais os passageiros.

A intenção é ter, já desde os primeiros estágios da operação, metade das vendas de passagens fechadas pela internet. Segundo Neeleman, inventor do conceito do e-ticket (bilhete eletrônico), isso permite grande redução de custo e aumento significativo na eficiência da empresa. Os agentes de viagem, diz, continuarão sendo importantes no país e, por isso, a companhia também irá trabalhar com eles, mas sempre avaliando cuidadosamente distintas propostas de política de remuneração e distribuição, com o objetivo de flexibilizar comissões e descontos, diz.

(José Sergio Osse | Valor Online)

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/03/27/nova _empresa_aerea_aposta_em_servicos_diferenciados_ para_conquistar_mercado-426566226.asp

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