Resultados de Pesquisa

.

15 de dezembro de 2007

CCJ aprova lei que proíbe estrangeirismos

Um antigo projeto de lei do deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP) foi aprovado nesta quinta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara: a proibição do uso de estrangeirismos no Brasil. Depois e muito insistir, o parlamentar comunista – palavra que vem de "comuna", um galicismo – parece que conseguiu convencer uma pequena comissão de deputados que sua idéia tem algo a acrescentar ao país.

De acordo com o projeto, toda palavra ou expressão escrita em língua estrangeira e destinada ao conhecimento público no Brasil virá acompanhada, em letra de igual destaque, do termo ou da expressão correspondente em português. Ou seja: caso a proposta vire lei, o brasileiro terá de se acostumar a abrir uma revista e dar de cara com expressões como "fazer as compras de natal no Shopping Center Centro de Compras" ou "ligar o computador para ler os seus e-mails correio eletrônico".

Meios de comunicação de massa, mensagens publicitárias e informações comerciais terão de ser adaptados. No caso de documentos da administração pública, o uso do português é obrigatório. Ao menos por enquanto, não foi estabelecida uma punição para os infratores. Mas como o projeto já foi aprovado pelo Senado, e só precisa agora passar pelo plenário da Câmara, nosso guardião da língua portuguesa – essa que só se mantém viva devido ao acréscimo diário de novas palavras, entre elas os estrangeirismos – já deve ter uma espécie de multa em mente.

Nenhum comentário: