Resultados de Pesquisa

.

17 de dezembro de 2007

Bispo entra no 21º dia em jejum com saúde debilitada

D. Cappio reafirmou sua posição de manter a greve de fome até que o projeto do São Francisco seja paralisado

Tiago Décimo, de O Estado de S. Paulo

SALVADOR - Nem a precária condição de saúde, que começou a se manifestar de forma mais intensa nesta segunda-feira, nem a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de paralisar as obras até 7 de janeiro sensibilizaram o bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, que está há 21 dias em jejum em protesto contra o projeto de transposição do Rio São Francisco. Cappio reafirmou sua posição de manter a greve de fome até que o projeto seja definitivamente paralisado.

Veja também:

linkEspecial sobre a transposição do rio São Francisco especial

linkGoverno leva ao Vaticano projeto do São Francisco

linkBispo rejeita apelo do Vaticano e mantém greve

linkGoverno aproveita parada para negociar

"A proposta do governo de parar as obras não é uma política do executivo, mas uma decisão judicial - contra a qual, inclusive, o governo já entrou com pedido de suspensão", justifica o bispo, referindo-se à liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal de Brasília, no dia 10, determinando a paralisação das obras. A efetiva paralisação do projeto ocorreu na sexta-feira. Segundo a assessoria da Presidência da República, as tropas que estão tocando as obras estão de recesso até o dia 7.

O religioso, agora, concentra suas atenções na apreciação, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), do projeto de transposição, prevista para quarta-feira, a partir das 10 horas, em Brasília. "Nossas esperanças se voltam para o Judiciário, que diante de tantas ilegalidades cometidas pelo executivo no afã de impor este projeto, tem a chance de restabelecer a Justiça e o Direito", afirma, em nota enviada aos ministros do STF.

O relator do processo é o ministro Menezes Direito, um dos onze que formam o pleno do STF. Segundo informações da Articulação São Francisco Vivo, está prevista uma grande mobilização de organizações sociais, na capital federal, para acompanhar a apreciação. Cappio está confiante que o Supremo suspenda as obras - nessa situação, a greve de fome poderia ser interrompida.

Saúde

O bispo, que ingeria apenas soro caseiro desde a primeira semana de jejum, começou a receber, nesta segunda-feira, atendimento médico constante. Clínico geral com especialização em medicina natural, o frei Klaus Finkam foi pessoalmente convidado por Cappio para acompanhar sua evolução clínica.

Já no primeiro dia de acompanhamento, Finkam, que mora no Maranhão, pediu uma série de exames laboratoriais e suspendeu a ingestão de soro caseiro pelo bispo. "Ele não está desidratado", justificou. Assim, Cappio volta a ingerir apenas água e a beber soro caseiro apenas quando houver necessidade.

Apesar disso, o bispo passou a ter crises de hipotensão e de cefaléia por causa do prolongado jejum, que já o fez perder oito quilos. Segundo boletim médico emitido no fim da tarde desta segunda, o estado geral de saúde de Cappio apresenta "certa fragilidade" e a pressão arterial do bispo varia entre 80 / 110 mmHg - considerada normal - e 60 / 70 mmHg, baixa para os padrões de um homem adulto. O médico, porém, ressalta que o bispo está lúcido, não apresenta sintomas neurológicos e tem todas as funções fisiológicas normais.

Greve em 2005

Em 2005, Cappio ficou conhecido no País por ficar 11 dias em greve de fome contra as mudanças no curso do rio. Ele chegou a perder quatro quilos. À época, o protesto surtiu efeito e o governo decidiu suspender a transposição, embora provisoriamente. A obra também havia sido inviabilizada por meio de liminares na Justiça. Mas, como é uma das prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto de transposição voltou a ser tocado.

Após o acordo com Lula há dois anos, Cappio disse preferir aguardar os acontecimentos e que, se o acordo não fosse cumprido, voltaria para Cabrobó e para a greve de fome, reiniciando a luta. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Santa Sé criticaram Cappio quando da primeira greve de fome. Em resposta, o religioso disse em entrevistas que não temia ameaças, especialmente do Vaticano.

Cappio foi visitado por romeiros e fiéis e teve sua imagem reproduzida em santinhos confeccionados pela prefeitura de Barra e distribuídos em Cabrobó, trazendo a frase de sua autoria: "Quando a razão se extingue, a loucura é o caminho." Camisetas também foram distribuídas por religiosos. O gesto de d. Luís atraiu a atenção internacional.

Do Site:

http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac97432,0.htm

Nenhum comentário: