Resultados de Pesquisa

.

10 de dezembro de 2007

Cristina Kirchner assume Presidência argentina com desafios

Por César Illiano

BUENOS AIRES (Reuters) - Cristina Fernández de Kirchner recebeu na segunda-feira, entre lágrimas, a Presidência da República Argentina das mãos de seu marido, Néstor Kirchner.

Diante de líderes de todo o continente no Congresso, Cristina, de 54 anos, jurou "por Deus, pela pátria e os Santos Evangelhos" como primeira mulher eleita nas urnas para presidir a Argentina.

Usando um sóbrio vestido branco, a nova presidente se comprometeu a manter as políticas de seu marido contra a pobreza e disse que seguirá o exemplo de luta de Eva Perón.

"Sempre faltará a vitória definitiva até que haja um pobre na pátria", ressaltou ela no discurso improvisado e de tom severo, em que aproveitou também para estender a mão ao vizinho Uruguai, com quem a Argentina mantém uma disputa diplomática.

De carro, ela percorreu o trajeto que separa o Congresso da Casa Rosada, acenando pela janela a centenas de seguidores.

"Vai ser uma boa presidente, tem uma boa atitude, um caráter forte e vai lutar pelos pobres", disse a dona-de-casa Silvia Sergio, 59 anos, que vive no subúrbio de Buenos Aires.

Cristina chega à presidência depois de uma longa carreira na militância política e de quase duas décadas como parlamentar.

"Isso mostra a mudança de época, as mulheres por fim estão ocupando o lugar que merecem na história latino-americana", disse o presidente do Equador, Rafael Correa.

A nova presidente, que manterá a maioria dos ministros do marido, prometeu preservar o modelo voltado para o consumo doméstico, o que permite à Argentina crescer mais de 8 por cento ao ano desde 2003, embora tenha ressuscitado o risco de inflação, que beira os 9 por cento ao ano.

Segundo cifras oficiais, em cinco anos a pobreza caiu de mais de 54 por cento da população para 23 por cento.

Outro desafio do governo Cristina será o da infra-estrutura, especialmente energética.

AGENDA INTERNACIONAL

Com estreitas relações com o presidente esquerdista da Venezuela, Hugo Chávez, a nova presidente enfrentará o desafio de definir qual será sua relação com os Estados Unidos. O governo de Néstor Kirchner se caracterizou pela discrição em questões internacionais.

Em seu discurso, Cristina mostrou sua proximidade com Chávez ao afirmar que espera que em breve o Congresso brasileiro aprove a adesão da Venezuela ao Mercosul.

Ela também aproveitou a presença de seu colega uruguaio, Tabaré Vázquez, para mandar uma mensagem de conciliação a respeito da disputa entre os dois países por causa da construção de uma fábrica de papel no lado uruguaio da fronteira.

"[O Uruguai] não terá desta presidente um só gesto que aprofunde as diferenças que temos", disse ela. "Mas também com a mesma sinceridade quero lhe dizer que esta situação que hoje atravessamos não é imputável a nós."

A nova presidente também se comprometeu a colaborar com a Colômbia pela libertação de reféns da guerrilha Farc, entre os quais está a ex-candidata colombiana a presidente Ingrid Betancourt.

(Reportagem de César Illiano, com a colaboração de Karina Grazina, Damian Wroclavsky e Lucas Bergman, texto de Alejandro Lifschitz)

Nenhum comentário: