Resultados de Pesquisa

.

1 de dezembro de 2007

Fifa anuncia finalistas do prêmio de melhor do mundo

O brasileiro Kaká, do Milan, concorre com Cristiano Ronaldo (Manchester United) e Messi (Barcelona), mas é o grande favorito

ZURIQUE, Suíça - A eleição da Fifa para melhor jogador do mundo deste ano é uma prova cabal de que os craques estão brilhando cada vez mais cedo no futebol. Kaká, 25, Cristiano Ronaldo, 22, e Messi, 20, são os finalistas da nobre votação, que deve coroar mais um brasileiro como o melhor jogador do mundo em um ano. A média de idade dos finalistas nesta temporada fica em 22,3 anos, disparada a menor da história da eleição, que teve início em 1991. A menor média de idade dos finalistas até este ano era a de 1997: 24,5 anos.

A Fifa já tem contabilizado os votos de técnicos e capitães de seleções nacionais. Os finalistas estarão na cerimônia de gala da entidade, mas o vencedor, embora seja mantido em sigilo, deve ser Kaká. O fato de ter sido campeão e artilheiro da Copa dos Campeões pesa muito a favor do ex-são-paulino, que vai faturar também a Bola de Ouro, tradicional prêmio.

Kaká não será o jogador mais jovem a ser coroado pela Fifa, uma vez que Ronaldo ganhou a maior honraria individual da entidade com apenas 20 anos, em 1996. No ano seguinte, com 21, Ronaldo foi bi e ajudou muito para a até então menor média de idade dos finalistas. Em 1997, Ronaldo superou o conterrâneo Roberto Carlos, que tinha 24 anos, o francês Zidane, 25 à época, e o holandês Bergkamp, então com 28 anos.

Mas Ronaldo é uma exceção de precocidade na história do prêmio. Tirando o “Fenômeno’’, todos os vencedores da eleição tinham 24 anos ou mais – Ronaldinho levou o primeiro troféu com 24 anos, em 2004. No ano passado, por exemplo, o ganhador foi o italiano Cannavaro, que tinha 33 anos. O segundo mais votado foi Zidane, que ostentava 34. Ronaldinho, já com 26 anos, ficou em terceiro lugar. A média de idade dos finalistas em 2006, portanto, foi de 31 anos, a mais alta já vista na história da premiação. Na maioria das vezes, o craque eleito pela Fifa é maduro, consagrado já há algum tempo no futebol mundial. Sempre nos anos de Copa, por exemplo, o vencedor liderou a seleção campeã mundial: Romário (1994), Zidane (1998), Ronaldo (2002) e Cannavaro (2006).

O argentino Messi passa a ser o primeiro jogador, além de Ronaldo, a ser finalista do prêmio da Fifa com apenas 20 anos – o jogador do Barcelona, porém, não deve conquistar o troféu. Os três jovens finalistas, aliás, nunca venceram o prêmio da Fifa ainda. A entrega será feita no dia 17 de dezembro em Zurique.

Além do prêmio ao melhor jogador, será coroada a melhor jogadora do planeta. A brasileira Marta, vencedora em 2006, deverá ser bi agora. Ela é finalista com a também brasileira Cristiane e a alemã Birgit Prinz, que foi de novo campeã mundial. Marta tem só 21 anos. Cristiane, apenas 22. Prinz, a vencedora em 2003, 2004 e 2005, é a única veterana dentre as finalistas (30 anos). A Fifa ainda dará prêmios aos melhores jogadores do Mundial sub-17 (o alemão Kroos), do Mundial sub-20 (o argentino Agüero) e do Mundial de futebol de praia (brasileiro Buru). (AF)

Nenhum comentário: