Resultados de Pesquisa

.

13 de dezembro de 2007

Chávez xinga Uribe na Argentina

Venezuelano chamou Uribe de 'farsante, mentiroso e sem-vergonha'. Críticas foram feitas ainda na Argentina.

Do G1, em São Paulo, com informações do Bom Dia Brasil

O presidente venezuelano Hugo Chávez voltou a atacar o colega colombiano, Álvaro Uribe. Pouco antes de deixar a Argentina, Chávez chamou Uribe de “farsante, mentiroso e sem-vergonha”. Disse que o presidente colombiano acabou com o trabalho de três meses de negociações para libertar reféns em poder das Farc.

Veja o site do Bom Dia Brasil

Antes, Chávez já havia chamado Uribe de “triste peão do império”.

A troca de críticas começou após Uribe decidir cancelar a mediação de Chávez para buscar um acordo humanitário com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no último fim de semana.

A justiça americana acusou o presidente Chávez de ter enviado uma mala com US$ 800 mil para a campanha da nova presidente da Argentina, Cristina Kirchner. O caso da mala veio à tona em agosto com a apreensão de um venezuelano em Buenos Aires.

Agora, um promotor da corte federal da Flórida anuncia que o dinheiro era mesmo para ajudar a eleger a ex-primeira dama argentina.

Mais divergências

Cerca de 300 colombianos que solicitaram vistos de turismo no Consulado da Venezuela em Bogotá para viajar no fim de ano acusaram o escritório de adiar a entrega das permissões, com a alegação de falta de material de papelaria.

Os usuários do serviço consular explicaram aos jornalistas que, quando se aproximaram do escritório para recolher seus passaportes, foram informados de que os vistos estavam adiados até janeiro, porque não havia adesivos para colar as permissões nos passaportes.

Os dois países vivem uma crise diplomática desde o fim de novembro, quando o presidente colombiano, Álvaro Uribe, cancelou a mediação do seu colega venezuelano, Hugo Chávez, na busca da libertação dos seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Disseram que era por falta de material de papelaria", declarou à rádio "RCN" Marta Hernández, uma das afetadas pelo adiamento. O consulado da Venezuela em Bogotá afirmou que a expedição de vistos não está suspensa. E insistiu que o problema foi causado pelo alto número de solicitações.

do Site:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL216177-5602,00.html

Nenhum comentário: