Resultados de Pesquisa

.

9 de dezembro de 2007

Ônibus espacial Atlantis só vai voar em janeiro, diz Nasa

Espaçonave voltou a enfrentar problemas durante processo de abastecimento. Agência espacial decidiu que, depois dessa, missão só será conduzida após Ano Novo.
Do G1, em São Paulo

A Nasa adiou mais uma vez o lançamento do ônibus espacial Atlantis, iniciativa que empurrou a missão para o início do ano que vem. O vôo deveria ter começado neste domingo (9), após dois adiamentos, mas uma nova falha em um dos sensores do tanque de combustível externo impediu a tentativa.

Foto: Nasa
Ônibus espacial Atlantis repousa na plataforma, esperando lançamento (Foto: Nasa)

A agência espacial americana tem tido problemas com esses sensores -- responsáveis por indicar o nível de combustível no tanque -- desde o retorno aos vôos após o acidente do Columbia, em 2005.

Os engenheiros não fazem idéia do porquê das falhas constantes dos sensores (são quatro, no total). Em geral, elas acontecem de forma intermitente. Quando dois deles falharam durante o abastecimento na quinta-feira, a Nasa promoveu o primeiro adiamento. O segundo ocorreu no sábado, transferindo o vôo para o domingo -- quando uma nova falha de um dos sensores ocorreu.

O Atlantis tinha a responsabilidade de realizar a última missão dos ônibus no ano, levando o módulo-laboratório europeu Columbus à Estação Espacial Internacional. Agora, com o adiamento, a agenda da Nasa fica ainda mais apertada para concluir a montagem do complexo até o fim de 2010, data em que os veículos americanos serão aposentados.

Um comentário:

Ariane disse...

Olá! Vi que você baixou o template do meu blog, porém, esqueceu-se de tirar o endereço do meu blog na sua barra de navegação (que eu deixo em HOME como um exemplo de como colocar os links). Seus leitores estão clicando em Home e sendo direcionados para o meu blog. Apague o endereço que lá está e coloque o endereço do seu blog, ok? Qualquer dúvida entre em contato comigo.

um abraço!