Resultados de Pesquisa

.

8 de dezembro de 2007

Rússia culpa apoio dos EUA ao Kosovo pela falta de um acordo

da Efe, em Moscou

A Rússia opinou hoje que o relatório sobre o Kosovo entregue ontem à ONU é "objetivo" e não impõe recomendações, e criticou os Estados Unidos por tentarem promover a independência da região sérvia de maioria albanesa.

"Acho que o relatório expõe um quadro bastante objetivo e espero que o Conselho de Segurança das Nações Unidas tire as conclusões pertinentes", declarou à imprensa o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

Ele acrescentou que "o relatório não predetermina nada, e contém apenas uma cuidadosa descrição" das negociações entre sérvios e albano-kosovares, durante 120 dias, sobre o futuro status do Kosovo. As conversas contaram com a mediação dos EUA, Rússia e União Européia.

Segundo Lavrov, "a parte albanesa foi rígida ao querer negociar apenas os parâmetros e termos da independência". A Rússia defende a postura sérvia, contrária à independência do Kosovo.

"Infelizmente, alguns países ocidentais, principalmente os EUA, promovem a independência do Kosovo e rejeitam estudar as alternativas. Por enquanto esse é o principal obstáculo para a busca de uma solução negociada", analisou.

O chefe da diplomacia russa assistiu ontem em Bruxelas a uma reunião do Conselho OTAN-Rússia. Ele conversou à parte com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, discutindo em particular o problema do Kosovo.

"A julgar por tudo, nossos parceiros americanos não nos ouviram", resumiu, segundo a agência russa "Interfax".

Rice afirmou ontem que a mediação no Kosovo chegou a seu fim e que é o momento de "dar um novo passo". Foi uma clara alusão a uma independência tutelada do Kosovo, contra a vontade da Sérvia e da Rússia.

Nenhum comentário: