Resultados de Pesquisa

.

3 de dezembro de 2007

ONS manifesta preocupação com reservatórios do Nordeste

CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio

Ainda que as chuvas das últimas semanas tragam melhores perspectivas em relação às condições nos reservatórios locais, o abastecimento do Nordeste vem sendo acompanhado com atenção especial pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico Nacional).

Devido aos baixos níveis dos reservatórios atuais (28,82%) e à pequena diversidade de fontes de energia no local, o diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, conta com a prometida oferta de GNL (Gás Natural Liquefeito) prevista pela Petrobras para que a região tenha maior segurança.

"Ainda tenho preocupação com o Nordeste, mas em condições mais favoráveis, porque o fenômeno climático mudou. Nesses últimos dez dias, ocorreram chuvas intensas", afirmou.

Reforço do GNL

Chipp lembrou que o Nordeste só possui uma bacia hidrográfica, a do São Francisco. Fora isso, os outros recursos são em menor escala, acrescentou. O principal reforço previsto, caso seja necessário, será o GNL que será importado pela Petrobras.

O produto será destinado, prioritariamente, às termelétricas. Chipp acrescentou que a previsão passada ao ONS indica que o Nordeste contará com o GNL no fim do primeiro semestre do ano que vem.

O diretor-geral do ONS disse ainda que os cálculos do órgão descartam risco de desabastecimento, no restante do País, no ano que vem.

"O atendimento está garantido em 2008. A gente ainda está olhando o Nordeste, esperando a configuração mais estável do período úmido. A tendência dos institutos especializados em previsão de clima e de tempo indicam um período hidrológico favorável nas regiões Sul e Sudeste, e agora também no Nordeste. Mas ainda estamos aguardando uma definição", observou.

Cenário para 2009

Chipp afirmou também que o cenário é tranqüilo em relação a 2009, mas ressaltou que, para um horizonte mais distante, é preciso expandir a oferta para que se tenha níveis mais seguros. Segundo ele, a avaliação do ONS leva em conta uma visão mais pontual, sem análise dos cenários e dos cálculos probabilísticos.

"À medida em que se vai para um horizonte ainda mais distante e se tem maior incerteza do que vai ocorrer, tem que se trabalhar com curvas de segurança e com medidas de expansão da oferta, para dar maior segurança nos anos mais distantes".

Nenhum comentário: