Resultados de Pesquisa

.

31 de dezembro de 2007

Filho de Bhutto será seu sucessor no PPP

Bilawal, 19 anos, assumirá, junto com o pai, a liderança do partido de oposição paquistanês

ISLAMABAD - O opositor Partido Popular do Paquistão (PPP), que era liderado por Benazir Bhutto, escolheu ontem seu filho, Bilawal, 19 anos, como seu sucessor à frente da legenda, mas este só assumirá plenamente as funções quando completar seus estudos. O PPP também designou o vice-presidente da legenda, Makhdoom Amin Fahim, candidato a primeiro-ministro se o partido vencer as eleições de 8 de janeiro, das quais decidiu participar, informou o viúvo de Bhutto, Asif Ali Zardari.

Segundo Fahim, Benazir tinha designado seu marido, Zardari, como herdeiro na presidência do PPP, mas este designou o filho dos dois, Bilawal. A decisão final do PPP foi escolher uma espécie de co-presidência temporária na qual Zardari liderará o partido até que seu filho termine os estudos na Universidade de Oxford. Bilawal explicou que, apesar de assumir a presidência do PPP, seguirá com seus estudos e que será seu pai quem se “ocupará do partido” até que ele possa fazê-lo plenamente.

A decisão foi adotada em reunião do comitê central executivo do PPP realizada na casa da família de Bhutto na província de Sindh. O filho de Bhutto, que quase não tomou a palavra durante a entrevista coletiva e foi o único a falar em inglês, agradeceu a confiança depositada nele pela direção do partido. “A longa e histórica luta do partido pela democracia continuará com vigor renovado”, afirmou o jovem presidente. “Minha mãe sempre disse que a democracia é a melhor vingança”.

Benazir foi assassinada em um atentado após um comício eleitoral no dia 27, em Rawalpindi, no nordeste do Paquistão. Segundo seu viúvo, ela tinha deixado por escrito um testamento político. Zardari, que pediu à imprensa que não fizesse perguntas a Bilawal, disse que o testamento não se tornará público. Ele pediu à Liga Muçulmana do Paquistão-N, do opositor Nawaz Sharif, que também participe do pleito, depois que representantes do partido disseram ontem que reconsiderariam sua decisão de boicotar as eleições se o PPP não concorresse.

Zardari afirmou que os filhos de Bhutto decidiram adotar o sobrenome da mãe, por isso de agora em adiante o novo presidente do PPP se chamará Bilawal Bhutto Zardari. Ele disse que pedirá à ONU uma investigação internacional do atentado que matou sua esposa, após acrescentar que desconfia da que está sendo realizada pelo governo paquistanês. O viúvo também se negou a exumar o corpo de Bhutto para fazer uma autópsia. Zardari ainda pediu aos seguidores do PPP que mantenham a calma, após os distúrbios dos últimos dias, nos quais pelo menos 38 pessoas morreram.

Perfis - Bilawal Bhutto Zardari nasceu em 21 de setembro de 1988 e passou a maior parte de sua vida em Dubai, onde estudou num colégio particular de prestígio, e em Londres, onde cursa a Universidade de Oxford. O filho de Benazir revelou inúmeras vezes sua revolta em relação às acusações de corrupção contra sua mãe e seu pai. Numa rara entrevista em 2005, ele afirmou à cooperativa de jornais Press Trust da Índia que seu objetivo era ajudar a população de seu país.

Asif Ali Zardari e Benazir Bhutto casaram-se em 1987, numa união arranjada pelas famílias. Apesar de vir de uma família tradicional no meio político, Zardari é visto por muitos como um homem seduzido pelo poder e pelo luxo. Ele foi parlamentar e ministro de Meio Ambiente durante o segundo mandato de Benazir (1993-1996). Zardari foi preso duas vezes: em 1990, por chantagem contra um empresário, e em 1997, por corrupção. Pela segunda sentença, passou oito anos na prisão. (EFE e AE) do site: http://www.correiodabahia.com.br/exterior/noticia.asp?codigo=144625

Nenhum comentário: