Resultados de Pesquisa

.

25 de abril de 2008

AIEA critica EUA por esconderem informação sobre Síria

Agencia Estado
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, criticou hoje os Estados Unidos. Para ElBaradei, Washington deveria ter fornecido informações de inteligência mais cedo sobre um reator nuclear na Síria, que estaria sendo construído secretamente pela Coréia do Norte.
O diretor-geral da AIEA também criticou Israel por bombardear a área onde estariam as instalações, sete meses atrás. A linguagem forte do comunicado divulgado por ElBaradei reflete a insatisfação pela AIEA permanecer fora do assunto por tanto tempo.
A Casa Branca rompeu ontem o silêncio sobre o tema. Funcionários de inteligência norte-americanos disseram que as evidências que confirmaram a existência de instalações nucleares incluíam dezenas de fotografias e filmagens feitas por satélites espiões após o ataque israelense.
A missão da AIEA é tentar manter a proliferação nuclear sob controle, e depende de informações dos Estados membros para realizar esse objetivo. A agência atualmente investiga denúncias de que o Irã tentou produzir armas nucleares, e usa não só informações de inteligência de seus funcionários, mas também dos EUA e outros países.
"O diretor-geral lamenta o fato de que essa informação não foi fornecida à agência no momento apropriado, de acordo com as responsabilidades da agência sob o tratado de não-proliferação nuclear (TNP), para que possibilitasse a ela verificar sua veracidade e apurar os fatos", informou o comunicado. Para ElBaradei, "o uso unilateral da força por Israel está minando o devido processo de verificação, que é central no regime de não-proliferação".
www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=873226
Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: