Resultados de Pesquisa

.

18 de abril de 2008

Ocupação do Iraque trouxe fracasso aos EUA, diz número dois da Al Qaeda

da Efe, no Cairo

O número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, disse em uma gravação de áudio divulgada nesta sexta-feira que os cinco anos de ocupação americana do Iraque só trouxeram "fracasso e derrota" aos Estados Unidos.

Na gravação, colocada em um site islâmico e cuja autenticidade não pôde ser verificada, Al Zawahiri disse que "este fracasso e derrota será passado da administração atual de (George W.) Bush à administração seguinte".

Além disso,A Zawahiri comentou a recomendação do chefe do Exército dos EUA no Iraque, general David Petraeus, de fazer uma pausa a partir de julho na retirada das tropas do país árabe. "Mesmo se Bush mantivesse todas suas tropas no Iraque até o dia do juízo final, só conseguiria derrota e fracasso", disse.

Segundo Al Zawahiri, "se as forças americanas fossem embora, perderiam tudo, se ficam, sangrarão até a morte".

Reprodução/AP
O número dois da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, em vídeo divulgado em 2007
O número dois da Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, em vídeo divulgado em 2007

O dirigente do grupo terrorista também falou sobre o regime iraniano, ao qual acusou de ter "ambições expansionistas" no sul do Iraque e no leste da península arábica, e advertiu que suas políticas ameaçam toda a região.

Al Zawahiri disse o clérigo radical xiita Moqtada al Sadr era um "brinquedo nas mãos do Irã". Al Sadr ordenou um cessar-fogo de sua milícia contra as tropas americanas, vigente desde agosto do ano passado.

Além disso, o número dois da Al Qaeda reiterou uma mensagem recente de Osama bin Laden [líder da rede terrorista], que disse que, "do Iraque, os militantes da Al Qaeda começarão uma luta para libertar Jerusalém".

"Atualmente, o Iraque é o campo de batalha mais importante no qual nossos mujahidin (guerreiros) estão travando uma guerra contra as forças da cruzada cristã-sionista", disse.

Por esse motivo, Al Zawahiri disse que "o apoio aos mujahidin no Iraque, e especialmente ao Estado Islâmico do Iraque [grupo terrorista vinculado à Al Qaeda], é o dever mais importante".

Além disso, o braço direito de Bin Laden advertiu o movimento islâmico palestino Hamas sobre o que descreveu "uma invasão" da faixa de Gaza, que está sendo planejada com a colaboração dos regimes saudita e egípcio.

"Dizemos (ao Hamas), depois que tomou o controle sobre Gaza, que tem de lembrar que este controle é incompleto e instável. Está sendo preparado o cenário para invadir Gaza, e os egípcios e sauditas estão participando desta incursão".

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u393389.shtml

Nenhum comentário: