Resultados de Pesquisa

.

20 de abril de 2008

Obama tem apoio de jovens da Pensilvânia, mas segue atrás nas pesquisas

Colaboração para a Folha Online

O pré-candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, lidera as intenções de voto entre os eleitores jovens da Pensilvânia, enquanto a rival Hillary Clinton tem vantagem entre os entrevistados maiores de 54 anos, segundo uma pesquisa da Zogby realizada na sexta-feira (18). As primárias do Estado ocorrem na próxima terça-feira (22).

Entre os eleitores registrados no Estado, 26% têm menos de 34 anos, e 38% têm mais de 55.

O Centro de Informação e Pesquisa no Engajamento e Aprendizado Cívico (Circle, na sigla em inglês) divulgou que os eleitores com menos de 30 anos, registrados para as primárias democratas em 2008, apresentam a maior porcentagem da história dos EUA.

Segundo o diretor da Circle, Peter Levine, o número de eleitores jovens triplicou ou quadruplicou em relação às últimas eleições presidenciais.

Para Levine, o apoio a Obama entre os jovens é tão grande que explica o aumento do registro de novos eleitores como democratas, mas isso não significa que todos irão votar a favor do senador.

Na Universidade de Pittsburgh, uma campanha por Obama mobilizou 2.000 estudantes que afirmaram que se registraram como democratas para votar no senador por Illinois.

O cientista político Stuart Schulman, colaborador de Obama, afirmou que o interesse dos jovens "nem sempre se transmite em votos", em entrevista para a agência de notícias Reuters.

Vantagem

Pesquisa divulgada neste sábado aponta que Hillary aumentou em cinco pontos percentuais sua vantagem nas primárias da Pensilvânia.

Segundo a pesquisa, realizada pelo instituto Zogby Internacional e Newsmax, Hillary conta com 47% das intenções de votos contra 42% do seu rival democrata, Barack Obama.

Esta foi a primeira pesquisa de opinião realizada desde o debate de quarta-feira (16), na Filadélfia. Segundo espectadores e jornalistas, Obama foi o mais prejudicado no encontro, bombardeado com as perguntas mais críticas e a lembrança de todas as polêmicas nas quais se envolveu durante a campanha presidencial.

Segundo o Zogby Internacional, Obama perdeu dois pontos percentuais desde a terça-feira (15), quando contava com 44% do apoio popular.

Entre os eleitores entrevistados, 11% mostraram-se indecisos ou apoiaram outros candidatos da lista. A pesquisa foi realizada entre quinta-feira (17) e sexta-feira (18).

Pleito nacional

Obama aumentou a margem de vantagem sobre Hillary na corrida pela candidatura à Presidência dos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa publicada neste sábado, 54% dos eleitores democratas preferem ver Obama disputando as eleições gerais com o provável candidato republicano John McCain, enquanto apenas 35% escolhem Hillary.

A pesquisa do instituto Princeton Survey Research Associates International foi realizada a pedido da revista norte-americana "Newsweek" e ouviu 1.209 pessoas.

Em março, o mesmo instituto realizou uma pesquisa que mostrou um empate estatístico entre os candidatos, com 45% dos eleitores a favor de Obama e 44% apoiando Hillary.

Contudo, os dois democratas sofreram com as últimas rodadas de ataques de suas campanhas. Obama conquistou 57% de opiniões favoráveis, 4 pontos percentuais a menos em relação a março.

Já Hillary conseguiu 49% de boas opiniões, uma queda de 7 pontos percentuais, ainda maior em relação a março.

Metade dos eleitores democratas, 49%, diz acreditar que, se a luta pela nomeação for prolongada até a convenção nacional democrata, em 25 de agosto, o partido deveria recorrer ao popular ex-vice-presidente Al Gore para enfrentar o candidato republicano.

A pesquisa Princeton Survey Research Associates International foi realizada entre 16 e 17 de abril.

Com Associated Press e Reuters

/www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u393955.shtml

Nenhum comentário: