Resultados de Pesquisa

.

6 de abril de 2008

Protestos marcam passagem da tocha olímpica por Londres

Agências Internacionais
Protesto contra a passagem da tocha em Londres / Reuters

LONDRES - A passagem da tocha olímpica por Londres está sendo marcada por protestos pró-Tibete sob a neve que cai na cidade no início da primavera européia.

O início da jornada da tocha na capital britânica foi no estádio de Wembley, de onde o remador Steve Redgrave, detentor do maior número de medalhas olímpicas pelo país, saiu correndo empunhando a tocha.

Mesmo antes da saída da tocha de Wembley, houve confusão gerada por manifestantes pró-Tibete e três pessoas foram detidas pela polícia.

Os protestos continuaram e apesar do cerco policial um manifestante conseguiu agarrar a tocha nas mãos da apresentadora do programa infantil Blue Peter, Konnie Huq.

Os manifestantes acenavam bandeiras do Tibete que diziam: "Libertade ao Tibete", "Parem de matar no Tibete", "Não à tocha olímpica do Tibete" e "China, converse com o Dalai Lama"

Até o momento, a polícia britânica diz ter detido pelo menos 15 pessoas durante a passagem da tocha olímpica por Londres.

Milhares de pessoas enfrentaram a neve em Londres para assistir à passagem da tocha pela cidade e grupos pró-China também saíram às ruas para mostrar seu apoio aos jogos olímpicos.

A tocha também deve passar por Downing Street, residência do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que disse neste sábado que não vai boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim para forçar um entendimento entre a China e o Tibete, argumentando que o próprio Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, se opõe a uma ação deste tipo.

Gordon Brown disse que vai participar da cerimônia de passagem da tocha olímpica pela capital britânica, apesar de ter recebido pedidos para se abster do evento.

- O próprio Dalai Lama não quer ver um boicote dos Jogos Olímpicos e é por isso que eu disse que como país-sede dos jogos de 2012 eu vou aos jogos (de Pequim) assim como sei que muitos outros vão - afirmou Brown em uma conferência internacional de líderes de centro-esquerda.

Diálogo

Brown ressaltou que é "importante reconhecer que as tensões entre os tibetanos e as autoridades chinesas só podem ser resolvidas por meio do diálogo".

As declarações de Brown foram feitas após o jornal francês Le Monde publicar uma reportagem citando que a ministra francesa dos Direitos Humanos, Rama Yade, teria imposto condições para que o presidente Nicolas Sarkozy compareça aos jogos.

A ministra, no entanto, negou neste sábado que tenha "imposto condições" e disse ter sido citada "erroneamente" pelo diário francês.

Segundo o Le Monde, a ministra teria dito que Sarkozy só irá aos Jogos se a China puser fim à violência contra a população e libertar prisioneiros, esclarecer os eventos ocorridos no Tibete e abrir negociações com o Dalai Lama.

Ainda assim, analistas acreditam que com a passagem da tocha por Paris na segunda-feira, alguns membros do governo devem deixar claro sua intenção de não comparecer à cerminônia de abertura das Olimpíadas.

A tocha olímpica está sendo repassada entre 80 atletas, artistas e autoridades em Londres, que percorrem ao todo quase 50 quilômetros pelas ruas da cidade.

http://oglobo.globo.com/esportes/olimpiadas2008/mat/

2008/04/06/protestos_marcam_passagem_da_tocha_

olimpica_por_londres-426711684.asp

Nenhum comentário: