Washington, 6 jun (EFE).- A Nasa iniciou hoje os preparativos finais para o lançamento da nave Atlantis na próxima sexta-feira, em uma missão à Estação Espacial Internacional (ISS) que retoma o programa espacial após três meses de suspensão.
A pausa foi causada por uma intensa tempestade de granizo no final de fevereiro que atingiu o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), e causou inúmeros danos na parte superior do tanque externo da nave.
A partida da nave está prevista para as 19h38 hora local (20h38 em Brasília). Segundo a Nasa, há 70% de chances de haver bom clima no lançamento.
O Atlantis, começa seu 28º vôo na sexta-feira, volta à terra em 19 de junho.
Desde março, o tanque da nave se submeteu a complexas vistorias e, segundo a agência espacial americana, está perfeitamente preparado.
Os trabalhos foram realizados com muito cuidado, levando em conta que o desprendimento de materiais de revestimento do tanque exterior de combustível causou os danos que destruíram, em fevereiro de 2003, a nave Columbia e mataram os sete tripulantes.
Em entrevista coletiva na semana passada, Bill Gerstenmaier, administrador adjunto para operações espaciais da Nasa, e Wayne Hale, diretor do projeto de tanques externos, transmitiram publicamente segurança de que após as vistorias não há nada a temer.
"Este tanque é tão bom quanto os outros. Sempre tivemos um bom histórico de vistorias. Os testes realizados deram muito bons resultados. Está em bom estado", disseram.
Na preparação para o lançamento, os sete tripulantes chegaram na segunda-feira a Cabo Canaveral (Flórida) vindos de Houston, para iniciar os últimos trabalhos necessárias para o vôo.
Apesar de não se esperarem intempéries, uma greve de 569 trabalhadores parece ser a única sombra sobre a partida do Atlantis.
A Nasa disse que os empregados não participam dos trabalhos finais para o lançamento.
No fim de semana, os trabalhadores da empresa United Space Alliance, terceirizada pela Nasa, rejeitaram uma nova oferta salarial da diretoria e ameaçaram entrar em greve até sábado, um dia depois do lançamento.
Ao chegar à Flórida, o comandante da missão, Rick Sturckow, disse estar "feliz" pelo vôo.
Além de Sturckow, a tripulação do Atlantis é composta por Lee Archambault, Jim Reilly, Patrick Forrester, Steven Swanson, John "Danny" Olivas e Clayton Anderson. Este último permanecerá na ISS e em troca voltará Sunita Williams, que chegou à estação em dezembro.
Em 15 de maio, a Atlantis foi instalada na plataforma de lançamento e pronta para a decolagem. Desde então foram feitos vários testes e simulações de lançamento.
A tripulação do Atlantis tem a missão de levar novos conjuntos de painéis solares e vigas de sustentação para a ISS, que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra.
Como na última missão os astronautas tiveram dificuldades para dobrar um painel solar, desta vez a nave partirá com uma carga adicional de combustível e mantimentos para permanecer em órbita um dia ou dois a mais por precaução. EFE co pa
Nenhum comentário:
Postar um comentário