Resultados de Pesquisa

.

7 de junho de 2007

Quase 1 milhão vão receber a restituição do IR

ECONOMIA
A Receita Federal libera amanhã, a partir das 8h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). Quase um milhão de contribuintes terão direito a devolução de dinheiro. O volume total é de R$ 1 bilhão, somente neste lote inicial. A restituição estará disponível no dia 15 e virá corrigida em 2,03%, resultado da Selic (taxa básica de juros) acumulada de maio (1,03%) a junho (1%).
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que, neste primeiro lote, a maior parte das devoluções vai para a conta de quem tem mais de 60 anos. A consulta poderá ser feita no site (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone 0300-789-0300.
850 MIL NA MALHA FINA
A Receita Federal também já liberou em seu site a consulta dos retidos na malha fina do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006). Para se ter idéia, o Leão pegou 850 mil contribuintes com problemas nas declarações. Quem estiver nessa situação pode fazer uma consulta no site para verificar qual a pendência apontada pelos técnicos da Receita. Em alguns casos, será possível fazer uma declaração retificadora para regularizar a situação.
As garras do Leão prenderam boa parte das declarações que omitiram renda (própria ou de dependentes), que apresentaram divergências nos dados referentes a despesas médicas e na falta de declaração de renda proveniente de aluguel de imóveis .
Para acompanhar como está a declaração de renda, basta fazer uma consulta no site. O primeiro passo é clicar na seção “IRPF — Extrato Simplificado do Processamento”. Será preciso informar o número do CPF com o dígito e sem o traço, o número do recibo de entrega e o código de segurança pedido.
Para saber se há alguma pendência, é preciso clicar em “Situação”. Se houver algum problema, deverá aparecer um aviso na tela. Se estiver tudo correto com o acerto de contas, virá a mensagem “Processada, aguardando novos lotes”.
(O Dia)

Nenhum comentário: