Resultados de Pesquisa

.

22 de junho de 2007

Israel treina para missões em espaço aéreo iraniano

Jornal israelense afirma que vôos acontecem com a parceira do governo americano
Efe
JERUSALÉM - Segundo informações publicadas na edição desta sexta-feira, 22, do jornal israelense i>Yedioth Ahronoth, pilotos israelenses estão treinando há algum tempo para missões sobre o Irã, caso fosse necessária uma intervenção militar para frear o programa nuclear desse país.
Após conseguir que a censura militar suspendesse o sigilo sobre os vôos, o jornal afirmou que os pilotos israelenses treinam "em vôos de longo alcance sobre como reabastecer no ar e sobre ataques à terra". No entanto, o veículo de comunicação não dá mais detalhes sobre as manobras.
Estes vôos acontecem em coordenação com os Estados Unidos, já que os dois países farão no final do ano uma avaliação sobre o programa nuclear iraniano e o efeito sobre ele das sanções econômicas e diplomáticas.
Governantes israelenses já expressaram antes que preferem que a comunidade internacional lide com o programa nuclear iraniano, mas disseram que suas forças armadas se prepararão para qualquer possibilidade.
Em 1981, Israel destruiu em um ataque aéreo o reator atômico Osirak, nos arredores de Bagdá, mas os analistas afirmam que repetir esta operação no Irã seria muito mais difícil.
Teerã tem instalações distribuídas em mais de vinte lugares e seu Exército já está em alerta diante de um possível ataque dos Estados Unidos ou de Israel.

Nenhum comentário: