Resultados de Pesquisa

.

20 de março de 2007

Ex-vice de Saddam Hussein enforcado

O Ex-vice-presidente de Saddam Hussein foi enforcado, esta terça-feira, pelo homicídio de 148 xiitas, sendo o quarto homem a ser executado por este crime. O enforcamento ocorreu no dia do quarto aniversário da invasão norte-americana no Iraque.
O antigo vice-presidente do executivo de Saddam Hussein foi enforcado, na madrugada desta terça-feira, pela morte de 148 xiitas, no dia em que se cumpre o quarto aniversário da invasão norte-americana do Iraque.
Taha Yassine Ramadan foi o quarto homem a ser executado pelo homicídio de 148 xiitas, que ocorreram depois da tentativa de assassínio em 1982 contra o antigo líder iraquiano na cidade de Dujail.
Ramadan foi condenado à morte por enforcamento a 12 de Fevereiro pelo Alto Tribunal iraquiano, tendo sido inicialmente condenado a prisão perpétua em Novembro do ano passado, no âmbito do processo de Dujail.
O vice-presidente do Iraque foi também um dos mais críticos dos inspectores de desarmamento das Nações Unidas e foi ainda acusado de crimes contra ahumanidade, nomeadamente pela sua participação no assassínio de centenas de curdos em 1988.
Este curdo sunita fundou em 1970 «o exército popular», a milícia do partido Baas, e era também membro do Conselho do Comando da Revolução, a mais alta instância dirigente do Iraque.
Saddam Hussein foi enforcado a 30 de Dezembro, enquanto o seu meio-irmão Barzan al-Tikriti, antigo patrão dos serviços secretos, e o ex-presidente do tribunal revolucionário Awad al-Bandar foram executados a 15 de Janeiro.
{Costa}

Nenhum comentário: