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9 de março de 2007

Google e iG anunciam acordo de licenciamento

Sites da Brasil Telecom usarão software de busca e de e-mail do gigante da web PublicidadePor Sérgio Teixeira Jr. EXAME O iG, empresa de internet da operadora Brasil Telecom, e o Google anunciaram na manhã desta sexta-feira (9/3) um acordo de licenciamento de tecnologia e divisão de receitas. O anúncio feito hoje, num hotel da zona sul de São Paulo, foi pobre em detalhes. Sabe-se apenas que os sites que compõem o iG (além do que leva a marca da empresa, há propriedades como iBest e BrTurbo) adotarão o mecanismo de busca do Google e o sistema que gerencia a publicação de links patrocinados em "cerca de três meses", segundo o diretor-geral das empresas de internet da Brasil Telecom, Caio Túlio Costa. Em seis meses, os 8 milhões de contas de e-mail de todos os sites iG passarão a usar um sistema idêntico ao Gmail. O serviço de correio eletrônico gratuito do Google levará as marcas do iG. A publicidade obtida com os links patrocinados será compartilhada entre as duas empresas. Costa disse que não poderia revelar como será feita essa divisão. Sabe-se também que o iG pagará um valor pelo uso das ferramentas, mas as cifras não foram divulgadas. Outro anúncio feito durante a entrevista diz respeito à comunidade virtual Orkut. Em data ainda não anunciada, os assinantes da operadora celular da Brasil Telecom poderão interagir no site por meio de mensagens de texto. Os clientes da Claro já têm essa opção. Alexandre Hohagen, presidente do Google no Brasil, disse que o iG terá exclusividade no uso de algumas das ferramentas, mas também recusou-se a dar detalhes. Segundo ambos, o licenciamento deve se estender para produtos como o programa de gerenciamento de fotos Picasa. Omid Kordestani, vice-presidente sênior do Google e um dos primeiros funcionários da empresa, estava presente no anúncio. Ele afirmou que esse é um dos acordos de licenciamento mais abrangentes que o Google já fez. Os interesses das duas empresas no acordo são distintos. O Google, além de receber pelo licenciamento da tecnologia, ganha 8 milhões de contas de e-mail, além de toda a audiência dos sites iG. Com esse tráfego, a empresa amplia consideravelmente as páginas em que pode exibir os links patrocinados, que respondem por mais de 95% de suas receitas anuais de 10 bilhões de dólares. Já o iG pode contar com a qualidade do software do gigante da web, além do benefício de marketing. Depois de alguns anos em uma situação incerta, a empresa voltou a ganhar a atenção dos acionistas que passaram a controlar a Brasil Telecom. {Costa}

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