Resultados de Pesquisa

.

24 de março de 2007

União Européia completa 50 anos em meio à crise

BODAS DE OURO A União Européia completa neste domingo 50 anos de história. No dia 25 de março de 1957. quando foi assinado o tratado que criava a Comunidade Econômica Européia (CEE), embrião do atual bloco de países. Meio século depois, a realidade supera os prognósticos mais otimistas dos pioneiros, apesar das crises
Bandeira da União Européia(Foto: Banco de dados) Nascida nos escombros de um continente arruinado por duas guerras mundiais e dividido em blocos antagônicos, a União Européia conseguiu, em meio século de existência, integrar inimigos históricos, lançar um projeto revolucionário como o Euro e tornar-se modelo para o mundo, ainda que a comemoração de suas bodas de ouro esteja acontecendo em plena crise de identidade e incertezas sobre o futuro. No dia 25 de março de 1957, seis países da Europa Ocidental (França, Alemanha, Luxemburgo, Itália, Bélgica e Holanda) assinaram em Roma o tratado que criava a Comunidade Econômica Européia (CEE), símbolo da cooperação reforçada entre os signatários da Comunidade Européia do Carbono e do Aço (1951), embrião primordial da atual UE.
Meio século depois, a realidade supera os cenários mais otimistas do então chanceler francês Robert Schuman, pioneiro da integração européia e um dos autores da célebre declaração de 1950, cuja proposta era unir os destinos de Alemanha e França, protagonistas de três guerras em apenas 75 anos - de 1870 até 1945.
Com efeito, atualmente é possível ver como a UE foi capaz de unir não apenas os eternos inimigos franco-germânicos, mas também toda a Europa, dividida durante quarenta anos pela Cortina de Ferro e vivendo sob constante ameaça da explosão de conflitos durante séculos.
Vivenciando o auge de seu desenvolvimento humano em vários aspectos, a União Européia conseguiu se impor como modelo para outras regiões, solidificando idéias como a criação de uma moeda única, válida em 13 dos 27 países-membros, e a livre circulação de cidadãos dentro do chamado espaço Schengen.
O modelo social da UE é símbolo de bem-estar para a grande maioria dos cidadãos, e projetos como o "Erasmus", programa de intercâmbio estudantil, apresentam resultados tangíveis e visíveis que beneficiam todos que fazem parte da comunidade européia.
Numa retrospectiva, a União Européia é, como se gabam muitos de seus líderes, uma "história vitoriosa", ainda que nenhum deles negue o fato de o bloco atravessar atualmente sua maior crise, ligada tanto à sua identidade quanto a suas fronteiras, passando pela confiança de seus cidadãos e suas reais ambições.
O resultado dessas dúvidas pode ser visto nos problemas enfrentados pelos 27 participantes do bloco para encontrar uma linguagem comum sobre os desafios que devem ser mencionados na declaração do 50º aniversário do Tratado de Roma, que será publicada neste domingo em Berlim, numa reunião de cúpula informal.(das agências internacionais)
CRONOLOGIA
As principais datas da construção européia são: - Março de 1957: os seis países assinam o Tratado de Roma que estabelece a Comunidade Econômica Européia (CEE).
- Janeiro de 1963: o general Charles de Gaulle veta a adesão do Reino Unido. O francês voltaria a tomar mesma decisão em novembro de 1967.
- Janeiro de 1973: Reino Unido, Irlanda e Dinamarca se tornam membros da CEE. - Março de 1979: o Sistema Monetário Europeu (SME) entra em vigência, o que constitui o primeiro passo em direção à unidade monetária.
- Novembro de 1979: a primeira ministra britânica Margaret Thatcher dá origem a uma grave crise durante encontro de cúpula em Dublin, quando exigiu desconto na contribuição britânica ao orçamento europeu. A exigência seria atendida cinco anos mais tarde.
- Janeiro de 1981: Grécia se torna o décimo sócio da CEE.
- Janeiro de 1986: Adesão de Espanha e Portugal.
- Novembro de 1993: entra em vigor o Tratado de Maastricht, assinado um ano antes e que transforma a CEE na atual União Européia.
- Janeiro de 1995: Áustria, Finlândia e Suécia entram na UE. - Janeiro de 1999: lançamento da moeda única européia, o euro.
- Maio de 2004: dez novos membros aderem ao bloco, a maioria composta por ex-países comunistas da Europa Central e do Leste: Letônia, Lituânia, Estônia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Malta e Chipre.
- Outubro de 2004: os 25 membros assinam em Roma o Tratado em que se criava a Constituição Européia, que deveria ser ratificada a nível nacional em um prazo de dois anos.
- Maio e junho de 2005: franceses rechaçam a Constituição Européia por meio de referendo. Três dias depois, os holandeses também reprovam a Constituição em consulta popular.
- Outubro de 2005: em meio a uma grande polêmica, abrem-se as negociações de adesão da Turquia. - Janeiro de 2007: Bulgária e Romênia ingressam no bloco, elevando para 27 o número de membros.
Leia mais sobre esse assunto 24/03/2007 15:48:40 - Caos poderia ser instaurado no continente 24/03/2007 15:48:40 - Construtores da UE já se tornaram lendários 24/03/2007 15:48:40 - Países têm competências exclusivas e limitadas
{Costa}

Nenhum comentário: