Resultados de Pesquisa

.

21 de março de 2007

Secretaria da Saúde realiza semana de prevenção à Tuberculose

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde realiza, de 22 a 30 de março, uma programação em combate a enfermidade. Durante uma semana os postos de saúde estarão fazendo o trabalho de prevenção e esclarecendo a população.
A partir de amanhã tem início a programação com a capacitação dos profissionais da rede municipal, as atividades nas unidades de saúde irão enfatizar a importância de detectar e tratar a tuberculose. Visitas também serão feitas em empresas e escolas para ministrar palestras.
“A tuberculose é uma doença das vias respiratórias, os sintomas são tosse com expectorações por mais de três semanas. A doença é curável e tem como prevenir; em Criciúma há em média 80 casos por ano”, disse o coordenador do programa, enfermeiro Paulo Hansen.
A tuberculose é infecciosa e contagiosa, causada por microorganismo conhecido como bacilo de Koch e é transmitido através da tosse ou espirro. A doença também está ligada a questões socioeconômicas, sendo uma das enfermidades mais antigas de que se tem relato. É um grave problema de saúde pública e foi incluída na lista das prioridades do Ministério da Saúde, que segundo estimativas concluem que um terço da população brasileira esteja infectada pelo bacilo da tuberculose e 5% a 10% das pessoas irão adoecer.
Blog Jornal A Tribuna
{Costa}

Nenhum comentário: