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1 de agosto de 2007

Caixa-preta indica que manete estava em posição errada, diz jornal

Segundo a 'Folha de São Paulo', as posições dos manetes estavam incorretas. Problema poderia ter resultado de falha técnica ou erro do piloto.

Do G1, em São Paulo

De acordo com o jornal "Folha de São Paulo", a caixa-preta de dados do Airbus A-320 da TAM indica que os manetes (alavancas de controle) estavam na posição errada no momento do pouso em Congonhas, em São Paulo, no dia 17 do mês passado. O jornal teve acesso a uma parte das informações analisadas pelos peritos, as mesmas que chegaram na terça-feira (31) ao Congresso em um CD-ROM com cerca de 60 arquivos, inclusive de áudio.

Veja a cobertura completa do acidente

Segundo a reportagem, o manete direito estava em posição de aceleração, quando deveria estar em "ponto morto", como o esquerdo. A aceleração indevida teria feito com que os sistemas eletrônicos interpretassem que o piloto queria acelerar, e as turbinas teriam passado a acelerar automaticamente. O texto afirma ainda que os freios aerodinâmicos não foram acionados e que o freio automático dos pneus não funcionou.

Problema no controle

O piloto teria posicionado apenas o manete esquerdo na posição de reverso, diz o jornal. Como o reversor da turbina direita (mecanismo que ajuda o jato a frear) havia sido desativado quatro dias antes do acidente por causa de um problema hidráulico, o procedimento correto teria sido colocar ambos os manetes em reverso. No entanto, segundo a publicação, o direito teria permanecido acelerado.

Ainda de acordo com o jornal, o piloto, ao perceber que havia perdido o controle do avião, teria tentado diversas maneiras de parar a aeronave. Uma delas, segundo o jornal, teria sido pressionar os dois pedais a sua frente, freando os pneus do trem de pouso. No entanto, as tentativas teriam sido em vão e as turbinas continuaram a acelerar.

O jornal levanta três hipóteses: erro do piloto, falha no computador ou defeito no manete. Diálogos

Segundo a reportagem, uma voz da cabine afirmaria: "reverso um apenas", o que indicaria que piloto e co-piloto sabiam que apenas um reversor estava funcionando. Num outro trecho, seria ouvido: "spoiler nada...", que poderia indicar que os spoilers (os freios aerodinâmicos na parte de cima das asas), que abrem automaticamente no pouso, não teriam funcionado na aterrissagem.

Análise dos dados

A Comissão Parlamentar de Inquérito do apagão aéreo da Câmara marcou para as 9h desta quarta-feira uma sessão secreta para analisar os dados das duas caixas-pretas do Airbus da TAM. A CPI recebeu por volta das 14h da terça-feira (31) os dados das duas caixas-pretas.

A sessão contará com a presença do chefe do Cenipa e do coronel Fernando Camargo, responsável pela investigação.

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